ESTE ARTIGO É FRUTO DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO QUE TEVE O OBJETIVO DE COMPREENDER O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM AMBIENTE ESCOLAR. AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS SÃO A CAPACIDADE DE MOBILIZAR, ARTICULAR E COLOCAR EM PRÁTICA CONHECIMENTOS, VALORES E ATITUDES PARA SE RELACIONAR CONSIGO E COM OS OUTROS. ESTUDAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS É RELEVANTE PORQUE A ESCOLA SE CONFIGURA COMO ESPAÇO SOCIAL DE DESENVOLVIMENTOS COGNITIVO-SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO. NESSA INVESTIGAÇÃO, ADOTOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ANÁLISE QUALITATIVA. OS RESULTADOS SÃO A APRESENTAÇÃO E REFLEXÃO DE INICIATIVAS NACIONAIS DE SUCESSO QUE ANCORAM SEUS TRABALHOS COM AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS. CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O SEU PAPEL DE MEDIADOR SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE SEUS ALUNOS NA ESCOLA. TAMBÉM, A FAMÍLIA POSSUI RESPONSABILIDADE NA OFERTA DE UM AMBIENTE EMOCIONAL SEGURO PARA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DA CRIANÇA.