ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E DISCUTIR A IMPORT?NCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TIC) E O SENSORIAMENTO REMOTO (SR) PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, LEVANDO EM CONSIDERA??O QUE AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS HOJE PODEM ESTIMULAR OS ALUNOS E BUSCAREM MAIOR APROFUNDAMENTO TE?RICO E PR?TICO, UMA VEZ QUE ELES SE INSEREM CADA VEZ MAIS CEDO NESSE MEIO TECNOL?GICO. FAZ-SE NECESS?RIO UMA REFLEX?O ACERCA DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE USAR OS TICS NA SALA DE AULA E DE COMO ? IMPORTANTE O PROFESSOR APLICAR TAIS METODOLOGIAS E TECNOL?GICAS. O SR TEM SIDO USADO NA GEOGRAFIA ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA EDUCATIVA CADA VEZ MAIS CRESCENTE NESTE S?CULO. O ESTUDO DO SR NA EDUCA??O SE TORNA MAIS F?CIL PORQUE AS IMAGENS DE SAT?LITES FAZEM PARTE DA VIDA DAS PESSOAS HOJE, ENT?O A PARTIR DE CADA REALIDADE ? POSS?VEL DESENVOLVER UM ESTUDO.