Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA REMOTA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, MONITORIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80809
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1827
    "inscrito_id" => 3689
    "titulo" => "A MONITORIA REMOTA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      A MONITORIA REMOTA, IMPORTANTE A??O DESENVOLVIDA PARA FORMA??O DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM \r\n
      PEDAGOGIA COM ?REA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCA??O DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, \r\n
      AUXILIOU NO OBJETIVO DE PROMOVER A DISCUSS?O TE?RICO-METODOL?GICA NO ENSINO DA MATEM?TICA PARA OS \r\n
      ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO COMPONENTE CURRICULAR CONTE?DO E METODOLOGIA DO ENSINO DA \r\n
      MATEM?TICA, NO SEMESTRE LETIVO DE 2020.2, APLICADO DE FORMAS S?NCRONAS E ASS?NCRONAS DURANTE A \r\n
      PANDEMIA DA COVID-19, SEGUINDO AS NORMAS DE BIOSSEGURAN?A DA UFPB. O ENSINO DE MATEM?TICA E O USO \r\n
      DE TECNOLOGIA S?O ?REAS IMPORTANTES, SE FAZENDO NECESS?RIO BUSCAR NOVAS ESTRAT?GIAS QUE PROMOVAM A \r\n
      APRENDIZAGEM. NO QUE SE REFERE ? METODOLOGIA, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA, COM SUPORTE \r\n
      DE PLATAFORMAS VIRTUAIS: MOODLE CLASSES, GOOGLE MEET, SIGAA E WHATSAPP, PRIORIZANDO O TRABALHO \r\n
      COLABORATIVO ENTRE DOCENTE, ESTUDANTES E MONITORIA PROPORCIONANDO A DIALOGICIDADE ENTRE TODOS. \r\n
      DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMO: QUESTION?RIOS, CHAT, F?RUM, INTER-RELACIONANDO ESTUDO, PESQUISA, \r\n
      CONSTRU??O DE MATERIAIS DID?TICOS, SIMULA??O DE AULAS, ELABORA??O DE SEQU?NCIAS DID?TICAS, APOIANDO-SE \r\n
      NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E MEIOS DIGITAIS, EXIGINDO MEDIA??ES PEDAG?GICAS CONSTANTEMENTE. \r\n
      ASSIM, OS RESULTADOS APONTAM QUE O APOIO DA MONITORIA DURANTE O SEMESTRE LETIVO PERMITIU MELHOR \r\n
      ACOMPANHAMENTO DOS GRADUANDOS NO ESCLARECIMENTO DE D?VIDAS E ORIENTA??ES TANTO DE CUNHO TE?RICO-METODOL?GICO DA MATEM?TICA, QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS, CONFIGURANDO-SE COMO UMA IMPORTANTE A??O \r\n
      NO PROCESSO DE FORMA??O DOCENTE. AO FINAL, OBSERVOU-SE MAIOR EMPENHO DA MONITORIA COM RELA??O ? \r\n
      AUTONOMIA, APROFUNDAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO NAS DISCUSS?ES DA MATEM?TICA E AQUISI??O DE \r\n
      PR?TICAS DE ENSINO, FATORES ESSENCIAIS NA FORMA??O PROFISSIONAL DOCENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, MONITORIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3689_24092021182414.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA APARECIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA SILVA"
    "autor_email" => "sabrynasilva2010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80809
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1827
    "inscrito_id" => 3689
    "titulo" => "A MONITORIA REMOTA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      A MONITORIA REMOTA, IMPORTANTE A??O DESENVOLVIDA PARA FORMA??O DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM \r\n
      PEDAGOGIA COM ?REA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCA??O DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, \r\n
      AUXILIOU NO OBJETIVO DE PROMOVER A DISCUSS?O TE?RICO-METODOL?GICA NO ENSINO DA MATEM?TICA PARA OS \r\n
      ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO COMPONENTE CURRICULAR CONTE?DO E METODOLOGIA DO ENSINO DA \r\n
      MATEM?TICA, NO SEMESTRE LETIVO DE 2020.2, APLICADO DE FORMAS S?NCRONAS E ASS?NCRONAS DURANTE A \r\n
      PANDEMIA DA COVID-19, SEGUINDO AS NORMAS DE BIOSSEGURAN?A DA UFPB. O ENSINO DE MATEM?TICA E O USO \r\n
      DE TECNOLOGIA S?O ?REAS IMPORTANTES, SE FAZENDO NECESS?RIO BUSCAR NOVAS ESTRAT?GIAS QUE PROMOVAM A \r\n
      APRENDIZAGEM. NO QUE SE REFERE ? METODOLOGIA, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA, COM SUPORTE \r\n
      DE PLATAFORMAS VIRTUAIS: MOODLE CLASSES, GOOGLE MEET, SIGAA E WHATSAPP, PRIORIZANDO O TRABALHO \r\n
      COLABORATIVO ENTRE DOCENTE, ESTUDANTES E MONITORIA PROPORCIONANDO A DIALOGICIDADE ENTRE TODOS. \r\n
      DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMO: QUESTION?RIOS, CHAT, F?RUM, INTER-RELACIONANDO ESTUDO, PESQUISA, \r\n
      CONSTRU??O DE MATERIAIS DID?TICOS, SIMULA??O DE AULAS, ELABORA??O DE SEQU?NCIAS DID?TICAS, APOIANDO-SE \r\n
      NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E MEIOS DIGITAIS, EXIGINDO MEDIA??ES PEDAG?GICAS CONSTANTEMENTE. \r\n
      ASSIM, OS RESULTADOS APONTAM QUE O APOIO DA MONITORIA DURANTE O SEMESTRE LETIVO PERMITIU MELHOR \r\n
      ACOMPANHAMENTO DOS GRADUANDOS NO ESCLARECIMENTO DE D?VIDAS E ORIENTA??ES TANTO DE CUNHO TE?RICO-METODOL?GICO DA MATEM?TICA, QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS, CONFIGURANDO-SE COMO UMA IMPORTANTE A??O \r\n
      NO PROCESSO DE FORMA??O DOCENTE. AO FINAL, OBSERVOU-SE MAIOR EMPENHO DA MONITORIA COM RELA??O ? \r\n
      AUTONOMIA, APROFUNDAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO NAS DISCUSS?ES DA MATEM?TICA E AQUISI??O DE \r\n
      PR?TICAS DE ENSINO, FATORES ESSENCIAIS NA FORMA??O PROFISSIONAL DOCENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, MONITORIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3689_24092021182414.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA APARECIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA SILVA"
    "autor_email" => "sabrynasilva2010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A MONITORIA REMOTA, IMPORTANTE A??O DESENVOLVIDA PARA FORMA??O DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COM ?REA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCA??O DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, AUXILIOU NO OBJETIVO DE PROMOVER A DISCUSS?O TE?RICO-METODOL?GICA NO ENSINO DA MATEM?TICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO COMPONENTE CURRICULAR CONTE?DO E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEM?TICA, NO SEMESTRE LETIVO DE 2020.2, APLICADO DE FORMAS S?NCRONAS E ASS?NCRONAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, SEGUINDO AS NORMAS DE BIOSSEGURAN?A DA UFPB. O ENSINO DE MATEM?TICA E O USO DE TECNOLOGIA S?O ?REAS IMPORTANTES, SE FAZENDO NECESS?RIO BUSCAR NOVAS ESTRAT?GIAS QUE PROMOVAM A APRENDIZAGEM. NO QUE SE REFERE ? METODOLOGIA, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA, COM SUPORTE DE PLATAFORMAS VIRTUAIS: MOODLE CLASSES, GOOGLE MEET, SIGAA E WHATSAPP, PRIORIZANDO O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE DOCENTE, ESTUDANTES E MONITORIA PROPORCIONANDO A DIALOGICIDADE ENTRE TODOS. DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMO: QUESTION?RIOS, CHAT, F?RUM, INTER-RELACIONANDO ESTUDO, PESQUISA, CONSTRU??O DE MATERIAIS DID?TICOS, SIMULA??O DE AULAS, ELABORA??O DE SEQU?NCIAS DID?TICAS, APOIANDO-SE NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E MEIOS DIGITAIS, EXIGINDO MEDIA??ES PEDAG?GICAS CONSTANTEMENTE. ASSIM, OS RESULTADOS APONTAM QUE O APOIO DA MONITORIA DURANTE O SEMESTRE LETIVO PERMITIU MELHOR ACOMPANHAMENTO DOS GRADUANDOS NO ESCLARECIMENTO DE D?VIDAS E ORIENTA??ES TANTO DE CUNHO TE?RICO-METODOL?GICO DA MATEM?TICA, QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS, CONFIGURANDO-SE COMO UMA IMPORTANTE A??O NO PROCESSO DE FORMA??O DOCENTE. AO FINAL, OBSERVOU-SE MAIOR EMPENHO DA MONITORIA COM RELA??O ? AUTONOMIA, APROFUNDAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO NAS DISCUSS?ES DA MATEM?TICA E AQUISI??O DE PR?TICAS DE ENSINO, FATORES ESSENCIAIS NA FORMA??O PROFISSIONAL DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.