A MONITORIA REMOTA, IMPORTANTE A??O DESENVOLVIDA PARA FORMA??O DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA COM ?REA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCA??O DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA,
AUXILIOU NO OBJETIVO DE PROMOVER A DISCUSS?O TE?RICO-METODOL?GICA NO ENSINO DA MATEM?TICA PARA OS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO COMPONENTE CURRICULAR CONTE?DO E METODOLOGIA DO ENSINO DA
MATEM?TICA, NO SEMESTRE LETIVO DE 2020.2, APLICADO DE FORMAS S?NCRONAS E ASS?NCRONAS DURANTE A
PANDEMIA DA COVID-19, SEGUINDO AS NORMAS DE BIOSSEGURAN?A DA UFPB. O ENSINO DE MATEM?TICA E O USO
DE TECNOLOGIA S?O ?REAS IMPORTANTES, SE FAZENDO NECESS?RIO BUSCAR NOVAS ESTRAT?GIAS QUE PROMOVAM A
APRENDIZAGEM. NO QUE SE REFERE ? METODOLOGIA, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA, COM SUPORTE
DE PLATAFORMAS VIRTUAIS: MOODLE CLASSES, GOOGLE MEET, SIGAA E WHATSAPP, PRIORIZANDO O TRABALHO
COLABORATIVO ENTRE DOCENTE, ESTUDANTES E MONITORIA PROPORCIONANDO A DIALOGICIDADE ENTRE TODOS.
DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMO: QUESTION?RIOS, CHAT, F?RUM, INTER-RELACIONANDO ESTUDO, PESQUISA,
CONSTRU??O DE MATERIAIS DID?TICOS, SIMULA??O DE AULAS, ELABORA??O DE SEQU?NCIAS DID?TICAS, APOIANDO-SE
NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E MEIOS DIGITAIS, EXIGINDO MEDIA??ES PEDAG?GICAS CONSTANTEMENTE.
ASSIM, OS RESULTADOS APONTAM QUE O APOIO DA MONITORIA DURANTE O SEMESTRE LETIVO PERMITIU MELHOR
ACOMPANHAMENTO DOS GRADUANDOS NO ESCLARECIMENTO DE D?VIDAS E ORIENTA??ES TANTO DE CUNHO TE?RICO-METODOL?GICO DA MATEM?TICA, QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS, CONFIGURANDO-SE COMO UMA IMPORTANTE A??O
NO PROCESSO DE FORMA??O DOCENTE. AO FINAL, OBSERVOU-SE MAIOR EMPENHO DA MONITORIA COM RELA??O ?
AUTONOMIA, APROFUNDAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO NAS DISCUSS?ES DA MATEM?TICA E AQUISI??O DE
PR?TICAS DE ENSINO, FATORES ESSENCIAIS NA FORMA??O PROFISSIONAL DOCENTE.