O ARTIGO OBJETIVA ANALISAR COMO SE APRESENTA O TEMA AGRICULTURA FAMILIAR NO LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA ESPAÇO & INTERAÇÃO”, DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, CUJA EDITORA É A FTD (2018). METODOLOGICAMENTE, OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, CONSTITUINDO-SE TAMBÉM EM UMA PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA. NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE O TÓPICO DESTINADO ÀS DISCUSSÕES SOBRE A AGRICULTURA FAMILIAR É FRAGMENTADO E SUPERFICIAL. ENTRETANTO, A PARTIR DAS PROVOCAÇÕES SUGERIDAS PELOS AUTORES ESTUDADOS, É POSSÍVEL AO DOCENTE INCENTIVAR O DEBATE SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR FOMENTANDO A INTERAÇÃO COM ALUNOS. AS QUESTÕES CONTIDAS NO LIVRO, SE BEM EXPLORADAS, PERMITEM QUE OS ESTUDANTES CONJECTUREM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA. POR FIM, O LIVRO NÃO É A ÚNICA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CABENDO AO PROFESSOR DILATAR AS QUESTÕES TRATADAS DE MODO SUPERFICIAL OU IDEOLÓGICO NOS LIVRO DIDÁTICOS, A FIM DE FORMAR CIDADÃOS MAIS CRÍTICO-REFLEXIVOS E CONHECEDORES DA REALIDADE CIRCUNDANTE, PRINCIPALMENTE SOBRE TEMÁTICAS ACERCA DOS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS DO PAÍS.