O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DO USO DAS TDIC NO ENSINO DURANTE O MOMENTO DA PANDEMIA, OBSERVANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SABEMOS QUE EM VIRTUDE DO ISOLAMENTO SOCIAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DA COVID 19, SURGIU A NECESSIDADE DE SE INTRODUZIR O ENSINO REMOTO DE FORMA EMERGENCIAL, SENDO AS TECNOLOGIAS AS MOLAS PROPULSORAS PARA POSSIBILITAR A CONTINUIDADE DO ENSINO E CONSEQUENTEMENTE, DA APRENDIZAGEM. ISSO RESULTOU NUMA CORRIDA POR FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO POR PARTE DAS INSTITUIÇÕES, MAS MUITAS VEZES UNICAMENTE POR PARTE DOS DOCENTES. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS O USO DAS TDIC E A FORMAÇÃO DOCENTE COMO FATORES ESSENCIAIS PARA RESSIGNIFICAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTA PESQUISA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO: FREIRE (1996), BNCC (2018), MARCELINO, 2010), MORIN (2015), LIMA E MOURA (2015), SILVA (2012), KENSKI (2003), BARBOSA (2014) E TEM POR OBJETIVO REFLETIR, SEM, NO ENTANTO, ESGOTAR O TEMA EM QUESTÃO QUE NOS É MUITO CARO.