O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR QUATRO AULAS QUE OCORRERAM NAS TURMAS DO 3°ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PARAÍBA, NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. O ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, NA PERSPECTIVA DE GIL (1999) E GOLDENBERG (1997). A METODOLOGIA TRABALHADA FOI VOLTADA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO CONTO “OS OLHOS DOS MORTOS", DE MIA COUTO (2009) E OS ENCONTROS OCORRERAM PELA PLATAFORMA MEET. PARA SUSTENTAR A PESQUISA, NOS BASEAMOS NOS AUTORES BRAKLING (2004); COSSON (2020); KLEIMAN (2008); KOCH E ELIAS (2006); SILVA E MARTINS (2010); SOARES (2010; 2009) E, ZAPPONE (2008) QUE DE MODO GERAL, FALAM SOBRE A LEITURA E LETRAMENTO. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM O CONTO DE LITERATURA CONTEMPORÂNEA QUE ABRANGIA O TEMA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, CONSEGUIMOS NÃO SÓ DESPERTAR A CURIOSIDADE E VONTADE DE LER, COMO TAMBÉM, O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS, OS FAZENDO REFLETIR SOBRE O CONTEXTO DO CONTO E O QUE ESTAMOS VIVENCIANDO.