O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A UTILIZA??O DA REALIDADE VIRTUAL (RV) EM AULA DE GEOGRAFIA PARA A APROXIMA??O DE ESTUDANTES COM PAISAGENS PRESENTES NO CONTE?DO ESTUDADO. O USO DE IMAGENS NESTA DISCIPLINA DISPONIBILIZA OUTRAS FORMAS DE COMPREENS?O DO CONTE?DO E A RV EMERGE COMO POSSIBILIDADE DE VIV?NCIAS QUE, EM OUTRO CONTEXTO, POSSIVELMENTE N?O SERIAM EXPERIMENTADAS PELOS ESTUDANTES. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, APRESENTOU UM RELATO DE EXPERI?NCIA DE UMA ATIVIDADE REALIZADA EM AULA DE GEOGRAFIA COM UTILIZA??O DA RV EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DA REDE B?SICA DE EDUCA??O. DIVIDIU-SE EM TR?S ETAPAS: PLANEJAMENTO, COLETA E AN?LISE DE DADOS. A FASE DE PLANEJAMENTO CORRESPONDEU ?S LEITURAS E ? PREPARA??O DA ATIVIDADE; A FASE DE COLETA CORRESPONDEU ? REALIZA??O DAS ATIVIDADES COM BASE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; E A FASE DE AN?LISE ENVOLVEU O RELATO DE EXPERI?NCIA E DISCUSS?O TE?RICA. VERIFICOU-SE QUE A UTILIZA??O DA RV PROPORCIONOU A VISUALIZA??O DETALHADA DAS PAISAGENS RETRATADAS NO CONTE?DO E POSSIBILITOU AOS ESTUDANTES VERIFICAR ELEMENTOS QUE J? EXISTIAM NAS SUAS ESTRUTURAS COGNITIVAS, MAS QUE POSSIVELMENTE N?O SERIAM ATIVADOS APENAS COM A LEITURA E VISUALIZA??O DAS FIGURAS NO LIVRO DID?TICO. NESSE SENTIDO, A RV EMERGE COMO RECURSO A SER EMPREGADO EM PR?TICAS DOCENTES COM A FINALIDADE DE PROMOVER AULAS DIFERENCIADAS E QUE IMPULSIONEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.