O ENSINO DE CIÊNCIAS REQUER UM OLHAR COM ATIVIDADES DINÂMICAS, ATRATIVAS E DIFERENCIADAS. O ALUNO TAMBÉM PRECISA DE UM ENGAJAMENTO NO PROCESSO, BUSCANDO ATIVAMENTE A CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, POR ISSO É RELEVANTE O ESTÍMULO DO MESMO EM PROL DAS DISCUSSÕES NAS AULAS DE CIÊNCIAS. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BUSCANDO COLETAR INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DE CAMPO E BASEANDO EM CONHECIMENTO CIENTIFICO BIBLIOGRÁFICO. O TRABALHO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A ÁREA, SENDO UM ESTUDO DE OBSERVAÇÃO DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, A QUAL NÃO CONTA COM MUITAS PESQUISAS DE CUNHO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO. FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA COM ALGUNS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A OBSERVAÇÃO DE ALGUMAS AULAS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE ALGUNS PROFESSORES APESAR DE NÃO SEREM LICENCIADOS NA ÁREA EXERCE BEM SUAS FUNÇÕES, POIS RELATARAM QUE ACREDITAM SIM, SER IMPORTANTE AS AULAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, APESAR DE AINDA SER UM GRANDE DESAFIO, POIS NÃO SÃO TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPAM DE FORMA ÍNTEGRA. DESSA FORMA, CONSTATOU-SE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COMO UM RECURSO E INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.