Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEXTO NA SALA DE AULA: DA LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTOS

Palavra-chaves: FOMENTAR À LEITURA., FOMENTAR À PRODUÇÃO TEXTUAL., FICHAR TEXTOS TEÓRICOS ACERCA DA LEITURA., , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80837
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1862
    "inscrito_id" => 1765
    "titulo" => """
      O TEXTO NA SALA DE AULA: DA LEITURA À\r\n
      PRODUÇÃO DE TEXTOS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR A LEITURA E A PRODUÇÃO\r\n
      TEXTUAL DE DIFERENTES GÊNEROS E TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO\r\n
      DE UMA ESCOLA PÚBLICA. UM DOS PROBLEMAS RECORRENTES É A DIFICULDADE QUE OS ALUNOS DO ENSINO\r\n
      MÉDIO TÊM PARA PRODUZIR TEXTOS COERENTES, COESOS E DE ACORDO COM AS SUAS FINALIDADES. ESSA\r\n
      DIFICULDADE É DECORRENTE DE INÚMEROS FATORES COMO A FALTA DE LEITURA, A LOTAÇÃO EM SALA DE AULA E\r\n
      QUASE INEXISTÊNCIA DA PRÁTICA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA SALA DE AULA. OUTRO PROBLEMA TAMBÉM ESTÁ\r\n
      LIGADO AO FATO DE QUE MUITAS VEZES O QUE O ALUNO PRODUZ NÃO É DEVOLVIDO A ELE COM AS DEVIDAS\r\n
      CORREÇÕES QUE O AJUDE A PERCEBER EM QUE PRECISA MELHORAR. EM GERAL, O PROFESSOR DE LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA TRABALHA TRÊS TURNOS, DÁ AULA EM SALAS LOTADAS DE ALUNOS QUE JÁ VÊM DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL COMO UMA DEFICIÊNCIA MUITO GRANDE NA LEITURA E NA ESCRITA. ISSO SE REFLETE NOS TEXTOS\r\n
      QUE ESSES ALUNOS PRODUZEM REFLETINDO ASSIM O SEU BAIXO NÍVEL DE LETRAMENTO E DE DEFASAGEM DE\r\n
      CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O PROJETO VEM PORTANTO COMO UMA PROPOSTA PARA CONTRIBUIR\r\n
      NA MELHORIA DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SITUAÇÃO DE\r\n
      VULNERABILIDADE, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, OPORTUNIZANDO A ESSES ALUNOS NÃO SÓ MELHORAR A LEITURA\r\n
      E ESCRITA, MAS TAMBÉM TER MAIS CHANCES DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR E ESTAR MAIS PREPARADO PARA\r\n
      O MERCADO DE TRABALHO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FOMENTAR À LEITURA., FOMENTAR À PRODUÇÃO TEXTUAL., FICHAR TEXTOS TEÓRICOS ACERCA DA LEITURA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID1765_27092021092422.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MARTINS GOES "
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GOES "
    "autor_email" => "anatrizpedro15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80837
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1862
    "inscrito_id" => 1765
    "titulo" => """
      O TEXTO NA SALA DE AULA: DA LEITURA À\r\n
      PRODUÇÃO DE TEXTOS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR A LEITURA E A PRODUÇÃO\r\n
      TEXTUAL DE DIFERENTES GÊNEROS E TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO\r\n
      DE UMA ESCOLA PÚBLICA. UM DOS PROBLEMAS RECORRENTES É A DIFICULDADE QUE OS ALUNOS DO ENSINO\r\n
      MÉDIO TÊM PARA PRODUZIR TEXTOS COERENTES, COESOS E DE ACORDO COM AS SUAS FINALIDADES. ESSA\r\n
      DIFICULDADE É DECORRENTE DE INÚMEROS FATORES COMO A FALTA DE LEITURA, A LOTAÇÃO EM SALA DE AULA E\r\n
      QUASE INEXISTÊNCIA DA PRÁTICA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA SALA DE AULA. OUTRO PROBLEMA TAMBÉM ESTÁ\r\n
      LIGADO AO FATO DE QUE MUITAS VEZES O QUE O ALUNO PRODUZ NÃO É DEVOLVIDO A ELE COM AS DEVIDAS\r\n
      CORREÇÕES QUE O AJUDE A PERCEBER EM QUE PRECISA MELHORAR. EM GERAL, O PROFESSOR DE LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA TRABALHA TRÊS TURNOS, DÁ AULA EM SALAS LOTADAS DE ALUNOS QUE JÁ VÊM DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL COMO UMA DEFICIÊNCIA MUITO GRANDE NA LEITURA E NA ESCRITA. ISSO SE REFLETE NOS TEXTOS\r\n
      QUE ESSES ALUNOS PRODUZEM REFLETINDO ASSIM O SEU BAIXO NÍVEL DE LETRAMENTO E DE DEFASAGEM DE\r\n
      CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O PROJETO VEM PORTANTO COMO UMA PROPOSTA PARA CONTRIBUIR\r\n
      NA MELHORIA DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SITUAÇÃO DE\r\n
      VULNERABILIDADE, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, OPORTUNIZANDO A ESSES ALUNOS NÃO SÓ MELHORAR A LEITURA\r\n
      E ESCRITA, MAS TAMBÉM TER MAIS CHANCES DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR E ESTAR MAIS PREPARADO PARA\r\n
      O MERCADO DE TRABALHO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FOMENTAR À LEITURA., FOMENTAR À PRODUÇÃO TEXTUAL., FICHAR TEXTOS TEÓRICOS ACERCA DA LEITURA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID1765_27092021092422.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MARTINS GOES "
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GOES "
    "autor_email" => "anatrizpedro15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DE DIFERENTES GÊNEROS E TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. UM DOS PROBLEMAS RECORRENTES É A DIFICULDADE QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM PARA PRODUZIR TEXTOS COERENTES, COESOS E DE ACORDO COM AS SUAS FINALIDADES. ESSA DIFICULDADE É DECORRENTE DE INÚMEROS FATORES COMO A FALTA DE LEITURA, A LOTAÇÃO EM SALA DE AULA E QUASE INEXISTÊNCIA DA PRÁTICA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA SALA DE AULA. OUTRO PROBLEMA TAMBÉM ESTÁ LIGADO AO FATO DE QUE MUITAS VEZES O QUE O ALUNO PRODUZ NÃO É DEVOLVIDO A ELE COM AS DEVIDAS CORREÇÕES QUE O AJUDE A PERCEBER EM QUE PRECISA MELHORAR. EM GERAL, O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA TRABALHA TRÊS TURNOS, DÁ AULA EM SALAS LOTADAS DE ALUNOS QUE JÁ VÊM DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO UMA DEFICIÊNCIA MUITO GRANDE NA LEITURA E NA ESCRITA. ISSO SE REFLETE NOS TEXTOS QUE ESSES ALUNOS PRODUZEM REFLETINDO ASSIM O SEU BAIXO NÍVEL DE LETRAMENTO E DE DEFASAGEM DE CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O PROJETO VEM PORTANTO COMO UMA PROPOSTA PARA CONTRIBUIR NA MELHORIA DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, OPORTUNIZANDO A ESSES ALUNOS NÃO SÓ MELHORAR A LEITURA E ESCRITA, MAS TAMBÉM TER MAIS CHANCES DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR E ESTAR MAIS PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.