O PRESENTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR A LEITURA E A PRODUÇÃO
TEXTUAL DE DIFERENTES GÊNEROS E TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DE UMA ESCOLA PÚBLICA. UM DOS PROBLEMAS RECORRENTES É A DIFICULDADE QUE OS ALUNOS DO ENSINO
MÉDIO TÊM PARA PRODUZIR TEXTOS COERENTES, COESOS E DE ACORDO COM AS SUAS FINALIDADES. ESSA
DIFICULDADE É DECORRENTE DE INÚMEROS FATORES COMO A FALTA DE LEITURA, A LOTAÇÃO EM SALA DE AULA E
QUASE INEXISTÊNCIA DA PRÁTICA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA SALA DE AULA. OUTRO PROBLEMA TAMBÉM ESTÁ
LIGADO AO FATO DE QUE MUITAS VEZES O QUE O ALUNO PRODUZ NÃO É DEVOLVIDO A ELE COM AS DEVIDAS
CORREÇÕES QUE O AJUDE A PERCEBER EM QUE PRECISA MELHORAR. EM GERAL, O PROFESSOR DE LÍNGUA
PORTUGUESA TRABALHA TRÊS TURNOS, DÁ AULA EM SALAS LOTADAS DE ALUNOS QUE JÁ VÊM DO ENSINO
FUNDAMENTAL COMO UMA DEFICIÊNCIA MUITO GRANDE NA LEITURA E NA ESCRITA. ISSO SE REFLETE NOS TEXTOS
QUE ESSES ALUNOS PRODUZEM REFLETINDO ASSIM O SEU BAIXO NÍVEL DE LETRAMENTO E DE DEFASAGEM DE
CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O PROJETO VEM PORTANTO COMO UMA PROPOSTA PARA CONTRIBUIR
NA MELHORIA DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SITUAÇÃO DE
VULNERABILIDADE, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, OPORTUNIZANDO A ESSES ALUNOS NÃO SÓ MELHORAR A LEITURA
E ESCRITA, MAS TAMBÉM TER MAIS CHANCES DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR E ESTAR MAIS PREPARADO PARA
O MERCADO DE TRABALHO.