ESTE TEXTO TEM O OBJETIVO DE DISCUTIR AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS REALIZADAS DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO ARTESANAL DE EMBARCAÇÕES DOS MESTRES CARPINTEIROS NO CENTRO VOCACIONAL ESTALEIRO ESCOLA, EM SÃO LUÍS, MARANHÃO. AS DISCUSSÕES REALIZADAS TEM POR BASE ASPECTOS DA ETNOMATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE, BUSCANDO A VALORIZAÇÃO DE TAIS PRÁTICAS PRESENTES NO COTIDIANO DE GRUPOS SOCIAIS, EM ESPECIAIS AQUELES QUE DETENHAM SABERES TRADICIONAIS, COMO OS MESTRES ARTESÃOS. A PESQUISA QUE O ORIGINOU FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, FAZENDO USO DE TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS COM O REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO, GRAVAÇÕES EM VÍDEOS, ÁUDIOS, REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E UMA MINUCIOSA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. AO FIM DO PROCESSO DE PESQUISA, FOI-SE POSSÍVEL VERIFICAR E ANALISAR UMA SÉRIE DE ELEMENTOS ETNOMATEMÁTICOS PRESENTES NO PROCESSO CONSTRUTIVO QUE ESTAVAM, MUITAS VEZES, ESCONDIDOS EM PRÁTICAS FEITAS DE MANEIRA NATURAL PELO MESTRE.