O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A HISTÓRIA DOS CICLOS DE APRENDIZAGEM NA SUA TRAJETÓRIA EM BRASÍLIA: SUA IMPLANTAÇÃO E O SEU CONTEXTO DE AMPLIAÇÃO, ESPECIALMENTE EM 2013, REFERE-SE A UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO. A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS NO DECORRER DA HISTÓRIA FOI VISTA COMO UM RECURSO PARA A MODERNIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. SERIAM OBJETIVOS INICIAIS DOS CICLOS: A REDUÇÃO DA SELEÇÃO ESCOLAR, BASEADO NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, POIS ESTES RESULTAVAM EM ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E DE EVASÃO. VALE DESTACAR A PARTICIPAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL NAS EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS DO PAÍS EM POLÍTICAS DE NÃO RETENÇÃO QUANDO, NA DÉCADA DE 1960, MAIS PRECISAMENTE A PARTIR DE 1963, O ENSINO PRIMÁRIO FOI DIVIDIDO EM TRÊS FASES; ASSIM O ESTUDANTE AVANÇAVA PARA A SEGUNDA FASE AO COMPLETAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. AS IMPLICAÇÕES E ANTECEDENTES DESTA EXPLANAÇÃO SERÃO BUSCADOS DESDE A FUNDAÇÃO DA CIDADE DE BRASÍLIA EM 1960 ATÉ A CONTEMPORANEIDADE, BUSCANDO EXPLICITAR, EM CADA PERÍODO ESTUDADO, AS INTENÇÕES POR TRÁS DOS ARGUMENTOS PELA DIMINUIÇÃO DAS REPROVAÇÕES, RESGATANDO A HISTÓRIA DOS CICLOS DE APRENDIZAGEM NO DF COMO CONTRIBUIÇÃO PARA REFORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE ORIENTA AS APRECIAÇÕES NESTE TRABALHO SÃO AS CONTRIBUIÇÕES DE RECONTEXTUALIZAÇÃO, FUNDAMENTADO EM BERNSTEIN (1996), O QUAL CONTRIBUI PARA A ANÁLISE DE COMO AS POLÍTICAS SÃO RECEBIDAS OU EMPRESTADAS DE OUTROS CONTEXTOS E RECONTEXTUALIZADAS DE ACORDO COM O CONTEXTO POLÍTICO IDEOLÓGICO, SOCIAL E CULTURAL.