A PESQUISA DESCREVE A INCLUS?O DE ALUNOS COM DEFICI?NCIA NO ENSINO REMOTO A PARTIR DA PANDEMIA POR
COVID-19, OBSERVOU-SE O CEN?RIO CA?TICO E A NECESSIDADE DE ESTABELECER MEDIDAS DE ISOLAMENTO
SOCIAL, OCASIONANDO O FECHANDO DE INSTITUI??ES DE ENSINO, EVIDENCIANDO NESTA PERSPECTIVA A FRAGILIDADE
DA EDUCA??O NO MUNIC?PIO DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS. NESTE PENSAR O QUESTIONAMENTO PAUTA-SE
EM COMO TEM SIDO A EDUCA??O DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA POR MEIO DO ENSINO REMOTO EM PARINTINS? A
MESMA ASSUME UMA ABORDAGEM QUALITATIVA POR COMPREENDER QUE O TEMA PESQUISADO ? DIN?MICO, NA
QUAL POSSIBILITOU CONHECER TAL QUESTIONAMENTO POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OBSERVA??O
DIRETA E O PER?ODO DE REALIZA??O DA COLETA DE DADOS TEVE A DURA??O DE APROXIMADAMENTE SEIS MESES A
CONTAR DO MOMENTO DO LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO. SENDO ASSIM, A PESQUISA EXP?E SABERES, ABARCAR
OLHARES E PERCEP??ES QUE LEVEM ?S DISCUSS?ES SOBRE A PR?TICA PEDAG?GICA DE UMA PROFESSORA DA SALA DE
RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. ASSIM SOMENTE EM 2021, FOI PENSADO ESTRAT?GIAS DE ENSINO PARA ALUNOS COM
DEFICI?NCIAS POR MEIO DO ENSINO REMOTO, OBSERVANDO MUDAN?AS SIGNIFICATIVAS NA EDUCA??O DOS MESMOS
E FORTALECENDO O DUAL ESCOLA E FAM?LIA. DE MODO QUE O TRABALHO PEDAG?GICO DA EDUCA??O ESPECIAL NA
ESCOLA PESQUISADA PERMITA O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS E VALORES QUE POSSAM SERVIR DE
INSTRUMENTOS MEDIADORES DA INTERA??O DO INDIV?DUO COM O MUNDO E COM AS DIFEREN?AS.