ESTE ESTUDO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO RIBEIRINHO DA AMAZÔNIA PARINTINENSE A PARTIR DE DIÁLOGOS TECIDOS COM PAIS, EDUCANDOS, COMUNITÁRIOS E PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO PARANÁ DO MEIO E SANTO ANTÔNIO DO TRACAJÁ PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. REALIZOU-SE O ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS DO CAMPO SOBRE A EDUCAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES INVESTIGADAS. O MESMO INSERE-SE NO CAMPO DA PESQUISA QUALITATIVA (SANDÍN ESTEBAN, 2010) DO TIPO NARRATIVA EM EDUCAÇÃO, E ENGENDRA-SE NAS DISCUSSÕES EDUCACIONAIS QUE CONFIGURAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO. CONSTATAMOS QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA, BEM COMO A PRÓPRIA REGIÃO NÃO ESTÃO CRISTALIZADOS NO TEMPO E NO ESPAÇO. ELES TÊM PERSPECTIVAS E PROJETOS DE VIDA E INSEREM-SE NO MOVIMENTO E NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. CONCLUÍ-SE A PARTIR DAS VOZES DOS ENTREVISTADOS QUE FAZ-SE EMERGENTE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE CARÁTER AFIRMATIVO E NÃO COMPENSATÓRIO PARA OS POVOS DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO.