EM CONTEXTO DE PANDEMIA, A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL SE DESTACA E REVELA MAIOR NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO. ESTUDOS SOBRE EMOÇÃO, INTERAÇÃO E AFETIVIDADE NÃO SÃO RECENTES, NO ENTANTO FOI NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) QUE ESSE ASSUNTO TORNOU-SE PAUTA OBRIGATÓRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR. DIANTE DESSA REALIDADE, SURGE NOSSA PERGUNTA DE PESQUISA: COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS CRIANÇAS EM MEIO A PANDEMIA? PARA TANTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DOCUMENTAL, COM O INTUITO DE FAZER UMA ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR. LOGO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA BNCC. PARA REFERENCIAR NOSSO TRABALHO, NOS PAUTAMOS NOS AUTORES WALLON (1968, 1971) E VIGOTSKI (2007) ONDE DESTACAM QUE AS PESSOAS NÃO SÃO SERES COGNITIVOS SEPARADOS DAS EMOÇÕES E QUE, A CRIANÇA É UM SER NATURALMENTE SOCIAL DESDE OS SEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. COMO TAMBÉM NA BNCC QUE PERMITE A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E QUE, EM CONTEXTO DE PANDEMIA ESSA NECESSIDADE SE INTENSIFICOU, ESTINGANDO A ESCOLA À TRAÇAR NOVOS MEIOS PARA ALCANÇAR ESSE NOVO MODELO DE ALUNO QUE CHEGA ATUALMENTE NA ESCOLA; DE FORMA A CONTRIBUIR PARA QUE O MESMO SAIBA LIDAR COM SUAS EMOÇÕES, RESOLVER CONFLITOS E SE PREPARAR PARA VIDA EM SOCIEDADE.