O PRESENTE ESTUDO, FUNDAMENTADO SOBRETUDO NA ÚLTIMA OBRA DO FILÓSOFO GEORG LUKÁCS, TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR PARA O DEBATE ACERCA DA CONSTITUIÇÃO E DA DINÂMICA DO COMPLEXO DA EDUCAÇÃO. PARA TANTO, PARTE DA COMPREENSÃO DA UNIDADE E DIFERENCIAÇÃO DIALÉTICA ENTRE AS ESFERAS DO SER, E DO TRABALHO COMO COMPLEXO FUNDANTE DO SER SOCIAL, AO PRODUZIR O NOVO. REALIZA UM EXAME DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E CATEGORIAS RELACIONADOS AO OBJETO EM TELA PRESENTES NA OBRA PARA A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL, E CHEGA À CONCLUSÃO DE QUE A EDUCAÇÃO, ENQUANTO MEDIAÇÃO HUMANA PRESENTE EM TODAS AS FORMAS DE SOCIEDADE E COMPLEXO SOCIAL ESSENCIAL PARA A CONSTITUIÇÃO DAS ESPECIFICIDADES PRÓPRIAS DA CULTURA DO HOMEM NOS INDIVÍDUOS SINGULARES, É UM DOS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL, PODENDO CONTRIBUIR NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO EM-SI AO PARA-SI DO GÊNERO HUMANO.