ESTE TRABALHO TRATA DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE CUNHO QUALITATIVO CUJO OBJETIVO É EVIDENCIAR A MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE MADEIRA POR UM CARPINTEIRO DA CIDADE DE BREVES-PA. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZAMOS A ETNOMATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO QUE CONSIDERA O FAZER MATEMÁTICO DESENVOLVIDO EM DIVERSOS GRUPOS CULTURAIS. METODOLOGICAMENTE, PARA A COLETA DE DADOS DA PESQUISA DE CAMPO, UTILIZAMOS A OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E CAPTURAS FOTOGRÁFICAS. PARA MELHOR EXPLICITAR OS RESULTADOS CRIAMOS CATEGORIAS QUE EVIDENCIAM AS HABILIDADES E IDEIAS MATEMÁTICAS UTILIZADAS PELO CARPINTEIRO: HABILIDADES PARA PROJEÇÃO DA QUANTIDADE DE MATERIAL; TÉCNICAS PARA NIVELAMENTO; E TÉCNICAS PARA CONSTRUIR O TELHADO. NESSAS CATEGORIAS SÃO EVIDENCIADAS HABILIDADES MATEMÁTICAS, BEM COMO HABILIDADES COM OPERAÇÕES BÁSICAS DE ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO, PORCENTAGEM, REGRA DE TRÊS SIMPLES, PROPORCIONALIDADE, UNIDADES DE MEDIDAS. NESSE SENTIDO, CONSIDERAMOS QUE O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ALCANÇADO, DE MODO QUE FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR O MODO QUE A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE NA REALIDADE DO CARPINTEIRO.