O PRESENTE TRABALHO ABORDARÁ SOBRE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO MEDIADORA NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO DE CRIANÇAS NO ENSINO REMOTO, EM QUE SERÃO DISCUTIDAS AS SEGUINTES CATEGORIAS: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; MEDIAÇÃO E ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL; E, AVALIAÇÃO MEDIADORA. ASSIM, O TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO MEDIADORA NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS DO 1º ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EEBAS) DA UFPB; E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: COMPREENDER COMO A MEDIAÇÃO CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; DESCREVER A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO MEDIADORA NO 1º ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFPB; E, IDENTIFICAR HABILIDADES DESENVOLVIDAS E POTENCIALIZADAS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DA AVALIAÇÃO MEDIADORA. DE ACORDO COM HOFFMANN (2019), É POSSÍVEL COMPREENDER QUE O/A PROFESSOR/A É UM/A GRANDE MEDIADOR/A EM SALA DE AULA, E ELE/A DEVE CONHECER OS/AS SEUS/UAS ALUNOS/AS, COMO TAMBÉM ESTAR ENVOLVIDO/A COM ELES/AS, POIS, À MEDIDA QUE OS/AS OBSERVA, CONSTRÓI, PARTICIPA E INTERPRETA AS VARIADAS FORMAS DE APRENDIZAGEM DE CADA UM/A, TAMBÉM DEFINE O QUE É NECESSÁRIO FAZER PEDAGOGICAMENTE, PARA QUE HAJA UMA MELHORIA E/OU PROGRESSO, ASSIM, PRATICANDO A AVALIAÇÃO MEDIADORA. O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEBAS, LOCALIZADA NA UFPB, APRESENTA RESULTADOS SATISFATÓRIOS NO QUE DIZ RESPEITO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, POIS A PROFESSORA REGENTE DA TURMA REALIZA A MEDIAÇÃO CONSTANTEMENTE COM OS/AS ESTUDANTES, NO ENSINO REMOTO, E, ASSIM OS/AS AVALIA.