A PANDEMIA DE COVID-19 ALTEROU DE FORMA DRÁSTICA MODOS DE VIDA NO ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL EM TODO O MUNDO DEVIDO, PRINCIPALMENTE, À NECESSIDADE DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, CONSEQUENTEMENTE, A NECESSIDADE DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO EM TODOS OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS. A PARTIR DISSO, O RECORTE DA PRESENTE COMUNICAÇÃO ORAL VISA DISCUTIR COMO O CONTEXTO PANDÊMICO AFETOU DOIS PROJETOS DE EXTENSÃO VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ABORDANDO A RETOMADA DAS ATIVIDADES DE ENSINO EM FORMATO REMOTO EMERGENCIAL. COMO CONSTRUTO TEÓRICO, ESSE TRABALHO ESTÁ BASEADO NOS CONCEITOS DE AUTONOMIA, LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAIS. ATRAVÉS DE UM VIÉS QUALITATIVO-INTERPRETATIVISTA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM ESTUDANTES-DOCENTES PARTICIPANTES DOS PROJETOS CLAC- CURSOS DE LÍNGUAS ABERTOS À COMUNIDADE (UFRJ) E PLIC- PROJETO DE LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE (UERJ), BUSCANDO COMPREENDER SUAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES, EXPECTATIVAS E DIFICULDADES, EXPERIMENTADAS NESSE PROCESSO. DAS DISCUSSÕES QUE SE APRESENTAM A PARTIR DAS ENTREVISTAS EMERGEM QUESTÕES DE VÁRIAS ORDENS, DESDE A EMOCIONAL, PERPASSANDO ASPECTOS COMO AS CONDIÇÕES BÁSICAS DE INFRAESTRUTURA DESSES ESTUDANTES PARA O ENSINO REMOTO, ATÉ AS DIFICULDADES E DESAFIOS QUE ENVOLVEM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS.