COM O EMPREGO DAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO ENSINO BÁSICO DO PAÍS, DECORRENTE DA PANDEMIA
PROVOCADA PELO COVID-19, AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SE TORNARAM AINDA MAIS URGENTES, UMA VEZ QUE O CONTEXTO
EDUCACIONAL BRASILEIRO ENFRENTA UMA SÉRIE DE DESAFIOS COM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA
DE AULA, CONSEQUÊNCIA DA AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA DE PROFESSORES NA ÁREA EM
QUESTÃO. DIANTE DE TAL REALIDADE, VISANDO AUXILIAR OS PROFESSORES E ALUNOS, O PRESENTE TRABALHO TEVE
COMO OBJETIVO PRINCIPAL A CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA AS AULAS
REMOTAS DE GEOGRAFIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFª. MARIA EDILMA DE FREITAS, A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS
ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PIBID. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM CONSULTADOS
AUTORES COMO MORAN (2005), MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020) E CABRAL E COSTA (2020),
DISCORRENDO A RESPEITO DO USO DOS RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E A ATUAL REALIDADE DAS AULAS
REMOTAS NO BRASIL. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, O MÉTODO GEOETNOGRÁFICO FOI UTILIZADO,
BUSCANDO ESTABELECER UMA PERSPECTIVA AMPLA DA REALIDADE OBSERVADA. A PARTIR DOS MOMENTOS DE
INTERVENÇÃO, COM A CRIAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS PADLET
E WORDWALL, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORIA NO INTERESSE E NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS
AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA, CONTRIBUINDO DE FORMA POSITIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E PARA A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA, ASSIM COMO, A DOS PRÓPRIOS BOLSISTAS DO PIBID.