Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA NO PIBID

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, ENSINO, TECNOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79857
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 539
    "inscrito_id" => 1812
    "titulo" => """
      O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS\r\n
      PARA AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA NO PIBID
      """
    "resumo" => """
      COM O EMPREGO DAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO ENSINO BÁSICO DO PAÍS, DECORRENTE DA PANDEMIA\r\n
      PROVOCADA PELO COVID-19, AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SE TORNARAM AINDA MAIS URGENTES, UMA VEZ QUE O CONTEXTO\r\n
      EDUCACIONAL BRASILEIRO ENFRENTA UMA SÉRIE DE DESAFIOS COM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA\r\n
      DE AULA, CONSEQUÊNCIA DA AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA DE PROFESSORES NA ÁREA EM\r\n
      QUESTÃO. DIANTE DE TAL REALIDADE, VISANDO AUXILIAR OS PROFESSORES E ALUNOS, O PRESENTE TRABALHO TEVE\r\n
      COMO OBJETIVO PRINCIPAL A CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA AS AULAS\r\n
      REMOTAS DE GEOGRAFIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFª. MARIA EDILMA DE FREITAS, A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS\r\n
      ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PIBID. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM CONSULTADOS\r\n
      AUTORES COMO MORAN (2005), MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020) E CABRAL E COSTA (2020),\r\n
      DISCORRENDO A RESPEITO DO USO DOS RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E A ATUAL REALIDADE DAS AULAS\r\n
      REMOTAS NO BRASIL. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, O MÉTODO GEOETNOGRÁFICO FOI UTILIZADO,\r\n
      BUSCANDO ESTABELECER UMA PERSPECTIVA AMPLA DA REALIDADE OBSERVADA. A PARTIR DOS MOMENTOS DE\r\n
      INTERVENÇÃO, COM A CRIAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS PADLET\r\n
      E WORDWALL, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORIA NO INTERESSE E NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS\r\n
      AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA, CONTRIBUINDO DE FORMA POSITIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E PARA A\r\n
      FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA, ASSIM COMO, A DOS PRÓPRIOS BOLSISTAS DO PIBID.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, TECNOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1812_28072021133420.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL VICTOR AMORIM ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL VICTOR"
    "autor_email" => "amorimaraujo@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79857
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 539
    "inscrito_id" => 1812
    "titulo" => """
      O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS\r\n
      PARA AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA NO PIBID
      """
    "resumo" => """
      COM O EMPREGO DAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO ENSINO BÁSICO DO PAÍS, DECORRENTE DA PANDEMIA\r\n
      PROVOCADA PELO COVID-19, AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SE TORNARAM AINDA MAIS URGENTES, UMA VEZ QUE O CONTEXTO\r\n
      EDUCACIONAL BRASILEIRO ENFRENTA UMA SÉRIE DE DESAFIOS COM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA\r\n
      DE AULA, CONSEQUÊNCIA DA AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA DE PROFESSORES NA ÁREA EM\r\n
      QUESTÃO. DIANTE DE TAL REALIDADE, VISANDO AUXILIAR OS PROFESSORES E ALUNOS, O PRESENTE TRABALHO TEVE\r\n
      COMO OBJETIVO PRINCIPAL A CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA AS AULAS\r\n
      REMOTAS DE GEOGRAFIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFª. MARIA EDILMA DE FREITAS, A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS\r\n
      ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PIBID. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM CONSULTADOS\r\n
      AUTORES COMO MORAN (2005), MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020) E CABRAL E COSTA (2020),\r\n
      DISCORRENDO A RESPEITO DO USO DOS RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E A ATUAL REALIDADE DAS AULAS\r\n
      REMOTAS NO BRASIL. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, O MÉTODO GEOETNOGRÁFICO FOI UTILIZADO,\r\n
      BUSCANDO ESTABELECER UMA PERSPECTIVA AMPLA DA REALIDADE OBSERVADA. A PARTIR DOS MOMENTOS DE\r\n
      INTERVENÇÃO, COM A CRIAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS PADLET\r\n
      E WORDWALL, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORIA NO INTERESSE E NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS\r\n
      AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA, CONTRIBUINDO DE FORMA POSITIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E PARA A\r\n
      FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA, ASSIM COMO, A DOS PRÓPRIOS BOLSISTAS DO PIBID.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, TECNOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1812_28072021133420.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL VICTOR AMORIM ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL VICTOR"
    "autor_email" => "amorimaraujo@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM O EMPREGO DAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO ENSINO BÁSICO DO PAÍS, DECORRENTE DA PANDEMIA PROVOCADA PELO COVID-19, AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SE TORNARAM AINDA MAIS URGENTES, UMA VEZ QUE O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO ENFRENTA UMA SÉRIE DE DESAFIOS COM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, CONSEQUÊNCIA DA AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA DE PROFESSORES NA ÁREA EM QUESTÃO. DIANTE DE TAL REALIDADE, VISANDO AUXILIAR OS PROFESSORES E ALUNOS, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL A CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA AS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFª. MARIA EDILMA DE FREITAS, A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PIBID. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM CONSULTADOS AUTORES COMO MORAN (2005), MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020) E CABRAL E COSTA (2020), DISCORRENDO A RESPEITO DO USO DOS RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E A ATUAL REALIDADE DAS AULAS REMOTAS NO BRASIL. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, O MÉTODO GEOETNOGRÁFICO FOI UTILIZADO, BUSCANDO ESTABELECER UMA PERSPECTIVA AMPLA DA REALIDADE OBSERVADA. A PARTIR DOS MOMENTOS DE INTERVENÇÃO, COM A CRIAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS PADLET E WORDWALL, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORIA NO INTERESSE E NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA, CONTRIBUINDO DE FORMA POSITIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA, ASSIM COMO, A DOS PRÓPRIOS BOLSISTAS DO PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.