A MOTIVAÇÃO PARA ESTA PESQUISA É PROVENIENTE DA SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS SABERES PESSOAIS E PROFISSIONAIS A ASSISTENTE PEDAGÓGICA MOBILIZA NA INTENÇÃO DE QUALIFICAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL? TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A ATUAÇÃO DAS ASSISTENTES PEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ COMO FORMADORAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR QUAIS SABERES PESSOAIS E PROFISSIONAIS A ASSISTENTE PEDAGÓGICA MOBILIZA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SERÃO: INVESTIGAR QUAIS SÃO AS FRAGILIDADES NO PROCESSO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS ASSISTENTES PEDAGÓGICAS; INVESTIGAR SE AS PROFISSIONAIS SE PERCEBEM ENQUANTO FORMADORAS DE PROFESSORES; REFLETIR SOBRE O PAPEL DA ASSISTENTE PEDAGÓGICA; ANALISAR COMO AS DEMANDAS EXTERNAS COMPROMETEM A ATUAÇÃO DAS PROFISSIONAIS. PARTIMOS DA HIPÓTESE QUE A NÃO PERCEPÇÃO DO PAPEL DA ASSISTENTE PEDAGÓGICA COMO FORMADORA DE PROFESSORES E TRANSFORMADORAS DO CONTEXTO ESCOLAR, A COMPREENSÃO DAS DEMANDAS QUE ENVOLVEM A FUNÇÃO E FRAGILIDADES NO PLANO DE AÇÃO COM VISTAS À FORMAÇÃO DESTAS PROFISSIONAIS COMPROMETEM O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTENTE PEDAGÓGICA E CONSEQUENTEMENTE DO GRUPO DE PROFESSORES. O UNIVERSO DA PESQUISA SERÁ CONSTITUÍDO POR CINCO CRECHES DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ. OS SUJEITOS SERÃO CINCO ASSISTENTES PEDAGÓGICAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA TIPO PESQUISA-FORMAÇÃO CUJO PROCEDIMENTO CENTRAL SERÁ O PORTFÓLIO REFLEXIVO. O REFERENCIAL TEÓRICO SERÁ FORMAÇÃO CONTINUADA: TARDIF, LIMA, PLACCO, ALMEIDA, CURRÍCULO E POLÍTICAS: FULLAN, HARGREAVES, BIOTO E PORTFÓLIO REFLEXIVO: SÁ - CHAVES.