Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO HÍBRIDO E OS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS: UMA IMERSÃO INTERATIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Palavra-chaves: RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO HÍBRIDO, NOVAS TECNOLOGIAS, ISOLAMENTO SOCIAL, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79872
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 555
    "inscrito_id" => 1644
    "titulo" => "O ENSINO HÍBRIDO E OS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS: UMA IMERSÃO INTERATIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL"
    "resumo" => "É IMPERIOSO OBSERVAR QUE A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA DA INFORMAÇÃO TEM VIVENCIADO MOMENTOS EXPANSIVOS DEVIDO À EVOLUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DOS MÉTODOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELAS ESCOLAS, COMO O USO DE ATIVIDADES DE FORMA VIRTUAL, NA INTENCIONALIDADE DE BUSCAR RESULTADOS POSITIVOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. DESTE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO HÍBRIDO, DEMONSTRANDO AS IMERSÕES INTERATIVAS E CONTRIBUINTES NA EDUCAÇÃO QUE ECLODIRAM JUNTO À NOVA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL, AO QUAL ESTÃO ATRELADAS AS TECNOLOGIAS VIRTUAIS. METODOLOGICAMENTE, A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TEXTO SE DEU A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TENDO POR BASE BACICH ET. AL (2015), MACHADO (2015), FURQUIM (2019), E OUTROS QUE PROPORCIONAM MAIOR FAMILIARIDADE COM OS NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE EMERGIRAM A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO. NOTA-SE QUE O QUADRO PANDÊMICO POSSIBILITOU A COMBUSTÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO, E ASSIM, COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONOU ESTRATÉGIAS PARA ATENDER OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL BEM COMO MEDIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. NESSE ÍNTERIM, O ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONA A JUNÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, EXPANDINDO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO FRENTE AOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS VIRTUAIS, AOS QUAIS SURGEM DE FORMA INTERATIVA, PROMOVENDO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, E GARANTINDO A ESTES O EMPODERAMENTO DE SE TORNAREM PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO HÍBRIDO, NOVAS TECNOLOGIAS, ISOLAMENTO SOCIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1644_28072021154245.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ NOGUEIRA ANTUNES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ NOGUEIRA"
    "autor_email" => "josenogueira.neto@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79872
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 555
    "inscrito_id" => 1644
    "titulo" => "O ENSINO HÍBRIDO E OS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS: UMA IMERSÃO INTERATIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL"
    "resumo" => "É IMPERIOSO OBSERVAR QUE A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA DA INFORMAÇÃO TEM VIVENCIADO MOMENTOS EXPANSIVOS DEVIDO À EVOLUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DOS MÉTODOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELAS ESCOLAS, COMO O USO DE ATIVIDADES DE FORMA VIRTUAL, NA INTENCIONALIDADE DE BUSCAR RESULTADOS POSITIVOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. DESTE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO HÍBRIDO, DEMONSTRANDO AS IMERSÕES INTERATIVAS E CONTRIBUINTES NA EDUCAÇÃO QUE ECLODIRAM JUNTO À NOVA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL, AO QUAL ESTÃO ATRELADAS AS TECNOLOGIAS VIRTUAIS. METODOLOGICAMENTE, A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TEXTO SE DEU A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TENDO POR BASE BACICH ET. AL (2015), MACHADO (2015), FURQUIM (2019), E OUTROS QUE PROPORCIONAM MAIOR FAMILIARIDADE COM OS NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE EMERGIRAM A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO. NOTA-SE QUE O QUADRO PANDÊMICO POSSIBILITOU A COMBUSTÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO, E ASSIM, COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONOU ESTRATÉGIAS PARA ATENDER OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL BEM COMO MEDIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. NESSE ÍNTERIM, O ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONA A JUNÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, EXPANDINDO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO FRENTE AOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS VIRTUAIS, AOS QUAIS SURGEM DE FORMA INTERATIVA, PROMOVENDO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, E GARANTINDO A ESTES O EMPODERAMENTO DE SE TORNAREM PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO HÍBRIDO, NOVAS TECNOLOGIAS, ISOLAMENTO SOCIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1644_28072021154245.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ NOGUEIRA ANTUNES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ NOGUEIRA"
    "autor_email" => "josenogueira.neto@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

É IMPERIOSO OBSERVAR QUE A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA DA INFORMAÇÃO TEM VIVENCIADO MOMENTOS EXPANSIVOS DEVIDO À EVOLUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DOS MÉTODOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELAS ESCOLAS, COMO O USO DE ATIVIDADES DE FORMA VIRTUAL, NA INTENCIONALIDADE DE BUSCAR RESULTADOS POSITIVOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. DESTE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO HÍBRIDO, DEMONSTRANDO AS IMERSÕES INTERATIVAS E CONTRIBUINTES NA EDUCAÇÃO QUE ECLODIRAM JUNTO À NOVA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL, AO QUAL ESTÃO ATRELADAS AS TECNOLOGIAS VIRTUAIS. METODOLOGICAMENTE, A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TEXTO SE DEU A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TENDO POR BASE BACICH ET. AL (2015), MACHADO (2015), FURQUIM (2019), E OUTROS QUE PROPORCIONAM MAIOR FAMILIARIDADE COM OS NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE EMERGIRAM A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO. NOTA-SE QUE O QUADRO PANDÊMICO POSSIBILITOU A COMBUSTÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO, E ASSIM, COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONOU ESTRATÉGIAS PARA ATENDER OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL BEM COMO MEDIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. NESSE ÍNTERIM, O ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONA A JUNÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, EXPANDINDO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO FRENTE AOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS VIRTUAIS, AOS QUAIS SURGEM DE FORMA INTERATIVA, PROMOVENDO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, E GARANTINDO A ESTES O EMPODERAMENTO DE SE TORNAREM PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.