ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES A RESPEITO DA METODOLOGIA PROBLEM BASED LEARNING (PBL), NAS VISÕES DE DOCENTES E DISCENTES ENVOLVIDOS COM ESSA PRÁTICA DE ENSINO. NO PRESENTE TRABALHO, PRETENDE-SE COMPREENDER AS CRÍTICAS AO USO DESTA ABORDAGEM DURANTE A GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA, COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA APERFEIÇOAR SUA IMPLEMENTAÇÃO NA INSTITUIÇÃO. PARA ATINGIR ESTE OBJETIVO, APLICOU-SE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOCENTES E UM QUESTIONÁRIO COM OS DISCENTES DE UMA COMPONENTE CURRICULAR DENOMINADA TÓPICOS DE ENGENHARIA 2, QUE ESTÁ METODOLOGICAMENTE CONCEBIDA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIDADE ACADÊMICA DA INSTITUIÇÃO PARA SER DESENVOLVIDA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS, EM PARTICULAR A PBL. AS RESPOSTAS FORAM SUBMETIDAS A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DE BARDIN. AS PRINCIPAIS FRAGILIDADES IDENTIFICADAS, TANTO POR DOCENTES COMO POR DISCENTES, PODEM SER ASSOCIADAS AO DESPREPARO DE DOCENTES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS ÀS METODOLOGIAS ATIVAS E AO AUMENTO DA CARGA DE TRABALHO ACADÊMICO PARA OS ESTUDANTES. EMERGE COMO UM DOS ACHADOS DESTE ESTUDO A PREMÊNCIA DE ESTIMULAR AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA JUNTO AO CORPO DOCENTE, DE MODO A CONTRIBUIR PARA O APERFEIÇOAMENTO DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, ESPECIALMENTE A PBL, NO ENSINO DE ENGENHARIA DA INSTITUIÇÃO.