Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO

Palavra-chaves: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB, DIAGRAMA METODOLÓGICO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RAZÃO E PROPORÇÃO., , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80756
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1746
    "inscrito_id" => 776
    "titulo" => """
      UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA:\r\n
      INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE AULA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, APLICADA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PRP UEPB, NA EMEF PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA, POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET DEVIDO AO MOMENTO DE PANDEMIA QUE ESTAMOS VIVENDO. TAL AULA REMOTA FOI BASEADA EM UM DIAGRAMA METODOLÓGICO PROPOSTO PELA DOCENTE ORIENTADORA E PELAS PRECEPTORAS PARA OS RESIDENTES DURANTE O MÓDULO I DO PRP, APÓS LEITURA E ESTUDOS DO LIVRO HISTÓRIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA PROFESSORES DE MENDES E CHAQUIAM. A AULA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: ABORDAGEM HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE RAZÃO E PROPORÇÃO E FORMALIZAÇÃO VIA EXEMPLOS DO COTIDIANO. AO FINAL FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS PELO GOOGLE FORMS. PARA OS ALUNOS O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA FOI POSITIVO E TROUXE UMA FORMA MAIS INTERATIVA DE SE ENSINAR, AJUDANDO-OS A ENTENDER MELHOR O CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB, DIAGRAMA METODOLÓGICO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RAZÃO E PROPORÇÃO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID776_17092021173514.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS"
    "autor_email" => "araujofabianas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80756
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1746
    "inscrito_id" => 776
    "titulo" => """
      UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA:\r\n
      INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE AULA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, APLICADA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PRP UEPB, NA EMEF PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA, POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET DEVIDO AO MOMENTO DE PANDEMIA QUE ESTAMOS VIVENDO. TAL AULA REMOTA FOI BASEADA EM UM DIAGRAMA METODOLÓGICO PROPOSTO PELA DOCENTE ORIENTADORA E PELAS PRECEPTORAS PARA OS RESIDENTES DURANTE O MÓDULO I DO PRP, APÓS LEITURA E ESTUDOS DO LIVRO HISTÓRIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA PROFESSORES DE MENDES E CHAQUIAM. A AULA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: ABORDAGEM HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE RAZÃO E PROPORÇÃO E FORMALIZAÇÃO VIA EXEMPLOS DO COTIDIANO. AO FINAL FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS PELO GOOGLE FORMS. PARA OS ALUNOS O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA FOI POSITIVO E TROUXE UMA FORMA MAIS INTERATIVA DE SE ENSINAR, AJUDANDO-OS A ENTENDER MELHOR O CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB, DIAGRAMA METODOLÓGICO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, RAZÃO E PROPORÇÃO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID776_17092021173514.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS"
    "autor_email" => "araujofabianas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE AULA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, APLICADA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PRP UEPB, NA EMEF PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA, POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET DEVIDO AO MOMENTO DE PANDEMIA QUE ESTAMOS VIVENDO. TAL AULA REMOTA FOI BASEADA EM UM DIAGRAMA METODOLÓGICO PROPOSTO PELA DOCENTE ORIENTADORA E PELAS PRECEPTORAS PARA OS RESIDENTES DURANTE O MÓDULO I DO PRP, APÓS LEITURA E ESTUDOS DO LIVRO HISTÓRIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA PROFESSORES DE MENDES E CHAQUIAM. A AULA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: ABORDAGEM HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE RAZÃO E PROPORÇÃO E FORMALIZAÇÃO VIA EXEMPLOS DO COTIDIANO. AO FINAL FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS PELO GOOGLE FORMS. PARA OS ALUNOS O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA FOI POSITIVO E TROUXE UMA FORMA MAIS INTERATIVA DE SE ENSINAR, AJUDANDO-OS A ENTENDER MELHOR O CONTEÚDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.