O PRESENTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE AULA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, APLICADA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PRP UEPB, NA EMEF PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA, POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET DEVIDO AO MOMENTO DE PANDEMIA QUE ESTAMOS VIVENDO. TAL AULA REMOTA FOI BASEADA EM UM DIAGRAMA METODOLÓGICO PROPOSTO PELA DOCENTE ORIENTADORA E PELAS PRECEPTORAS PARA OS RESIDENTES DURANTE O MÓDULO I DO PRP, APÓS LEITURA E ESTUDOS DO LIVRO HISTÓRIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA PROFESSORES DE MENDES E CHAQUIAM. A AULA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: ABORDAGEM HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE RAZÃO E PROPORÇÃO E FORMALIZAÇÃO VIA EXEMPLOS DO COTIDIANO. AO FINAL FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS PELO GOOGLE FORMS. PARA OS ALUNOS O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA FOI POSITIVO E TROUXE UMA FORMA MAIS INTERATIVA DE SE ENSINAR, AJUDANDO-OS A ENTENDER MELHOR O CONTEÚDO.