O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE ERROS CONCEITUAIS, REDUÇÕES DE CONTEÚDOS E AUSÊNCIA DOS MESMOS NA COLEÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS REFERENTES A EDUCAÇÃO DE ASTRONOMIA DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA ADOTADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO É A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DA REVISÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LANGI E NARDI (2007, 2009, 2010 E 2014), DA COLEÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS E DOS CONTEÚDOS ESTABELECIDOS PELA BNCC SOBRE A EDUCAÇÃO DE ASTRONOMIA. OS RESULTADOS DE ALGUMAS PESQUISAS SOBRE ESTÁ TEMÁTICA, DIVULGADOS APÓS A REVISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS EMPREENDIDA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS ANOS, DENTRO DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), MOSTRAM QUE A REDUÇÕES DE CONTEÚDOS E INFORMAÇÕES SÃO COMUNS NESSES MATERIAIS COMO AUSÊNCIA DOS MESMOS.