ESSE ARTIGO ABORDA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE AMPARAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À VALORIZAÇÃO DAS MULHERES NO AMAZONAS. TRATA-SE DE UM RECORTE DE PESQUISA EM ANDAMENTO DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES (PPGECH) NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM, UNIDADE DE HUMAITÁ - IEAA. NESTE RECORTE BUSCA-SE FAZER UMA REVISÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PESQUISA, A QUAL TEM COMO OBJETIVO ANALISAR SE/COMO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA AS MULHERES TÊM FORTALECIDO E ORIENTADO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VISAM O EMPODERAMENTO FEMININO. O AMPARO METODOLÓGICO TEM COMO BASE A METODOLOGIA PÓS-CRÍTICA EM EDUCAÇÃO, A PARTIR DE AUTORES QUE TRANSITAM ENTRE OS CAMPOS DE PREFIXOS “PÓS” TRAZIDOS POR MEYER E PARAÍSO (2012) E QUE DE ALGUMA FORMA VERSAM SOBRE OS CONCEITOS DE GÊNERO, EMPODERAMENTO FEMININO E EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS AINDA ESTÃO BASEADOS EM DISPOSITIVOS BIBLIOGRÁFICOS, OS QUAIS FUNDAMENTAM ESSA REVISÃO.