ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR SUCINTAMENTE UM TRABALHO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS, CUJO OBJETIVO FOI INVESTIGAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO.
TENDO EM VISTA, A LITERATURA DE CORDEL SER CARREGADA DE EXPRESSIVIDADE E HISTORICIDADE RELACIONADAS
À CULTURA POPULAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE CONTEMPLÁ-LA NÃO SÓ EM SUA EXPRESSÃO LITERÁRIA, MAS
TAMBÉM COMO PRÁTICA SÓCIO-DISCURSIVA, PRINCIPALMENTE NO ESPAÇO DEDICADO AO TRABALHO COM A
LEITURA DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LOCAL DE INSERÇÃO E CONSTRUÇÃO DE
CONHECIMENTOS EM FAVOR DA CIDADANIA. DESSA FORMA, PROPOMOS O TRABALHO COM CORDEL COMO FORMA
DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO, BEM COMO SUA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL,
HISTÓRICA, POLÍTICA E ECONÔMICA, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE, POR SER O LOCAL EM QUE ESSA
MANIFESTAÇÃO POPULAR ENCONTROU MAIOR FACILIDADE DE PROPAGAÇÃO NO BRASIL. NESTA PERSPECTIVA,
PARTIMOS DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO 2º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS, EM SUA AÇÃO DOCENTE FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA, NO MUNICÍPIO DE
CAMPINA GRANDE-PB; BEM COMO DA ADOÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO QUE PERMITISSE INTERROGAR O
PROFISSIONAL SOBRE SUA PRÁTICA DE TRABALHO COM A LEITURA DO CORDEL, CUJAS RESPOSTAS VERIFICARAM A
NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DE UMA TOMADA DE AÇÃO QUE POSSIBILITOU TRABALHAR A LITERATURA NUMA
INTERDEPENDÊNCIA ENTRE O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO E O GÊNERO LITERÁRIO.