DENTRE OS TEOREMAS APRESENTADOS NA MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO, O TEOREMA DE PITÁGORAS, QUE RELACIONA A MEDIDA DOS LADOS DOS CATETOS COM A MEDIDA DA HIPOTENUSA, É CERTAMENTE UM DOS MAIS CONHECIDOS. PORÉM, OS NÚMEROS INTEIROS QUE SATISFAZEM TAL RELAÇÃO, OS TRIPLOS PITAGÓRICOS, NÃO SÃO TRABALHADOS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO. NESTE TRABALHO, FORAM APRESENTADAS OBSERVAÇÕES E PROPRIEDADES ACERCA DOS TRIPLOS PITAGÓRICOS E DE SUA CONSTRUÇÃO. ADEMAIS, FOI DESENVOLVIDA UMA SÉRIE DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA O ENSINO BÁSICO, VISANDO A FORMAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE POSSA SER APLICADA EM SALA DE AULA. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO GRUPO PET MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA – UFCG. O PRINCIPAL OBJETIVO É VIABILIZAR O ESTUDO DOS TRIPLOS PITAGÓRICOS PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO, ALÉM DE APRESENTAR RESULTADOS QUE POSSAM SER CONSTRUÍDOS ALGEBRICAMENTE, GERANDO MOTIVAÇÃO E DISCUSSÃO EM SALA DE AULA.