A ABORDAGEM DO TEMA BACTERIOLOGIA NOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR, SEJA NO ÂMBITO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E/OU AMBIENTAL, TEM SIDO, EM SUA MAIOR PARTE, FEITA DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA COM UM RETOQUE APENAS TEÓRICO SOBRE TAL CONTEÚDO. ESTA DESCONTEXTUALIZAÇÃO PROVOCA UM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS SOBRE O TEMA QUE ESTUDA AS BACTÉRIAS. PENSANDO NESTA PROBLEMÁTICA, BUSCAMOS POR MEIO DESTE TRABALHO UMA PROPOSTA, ONDE SEJA CONTEMPLADO A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE BACTERIANA E SUAS MAIS DIVERSAS FORMAS MORFOLÓGICAS E COM TAIS MORFOLOGIAS ESTÃO RELACIONADAS AO AMBIENTE ONDE VIVEM E COMO INTERAGEM COM O SER HUMANO, SEJA POR MEIO DE SEU PAPEL NA SAÚDE, SEJA NA SUA IMPORTÂNCIA PARA A INDÚSTRIA E PARA O MEIO AMBIENTE. PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO, PROPOMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ONDE O ALUNO PODE ASSUMIR O PAPEL DE PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA ABORDADO, O QUE CONDIZ COM AS PRESSUPOSIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.