Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NO ENSINO REMOTO: LEITURAS DO FILME “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO.

Palavra-chaves: CINEMA NA SALA DE AULA, CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOMÉSTICA, REGIME ESCRAVOCRATA, ENSINO REMOTO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80711 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1683 "inscrito_id" => 4568 "titulo" => """ A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NO ENSINO REMOTO: \r\n LEITURAS DO FILME “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO. """ "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE \r\nA PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉC PERNAMBUCO (IFPE). NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 5° PERÍODO,\r\n ENTRE 15 E 17 ANOS, NAS AULAS REMOTAS OCORRIDAS EM 2021.1, APÓS A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DOMÉSTICA” \r\n (2012), DE GABRIEL MASCARO, A FIM DE IDENTIFICAR A CARGA HISTÓRICA, A SABER, VALORES E NORMAS DA CULTURA \r\n QUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E SUAS ROTINAS DE TRABALHO EM CASAS BRASILEIRAS, \r\nQUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E COM REALIDADES SOCIOECONÔMICAS DIVERSAS, A PARTIR DO OLHAR DE SEIS ADOLESCENTES. PARA FUNDAMENTAR ESSA\r\n DISCUSSÃO, AUTORES COMO BARBOSA E SANTOS (2014), DUARTE (2002), LESSA DE OLIVEIRA (2008), MOTA ET AL \r\n (2016), DENTRE OUTROS, TIVERAM UM PAPEL CRUCIAL PARA PENSAR TODAS AS ETAPAS DA PESQUISA, INCLUSIVE A \r\n ESCRITA DO RELATÓRIO FINAL DO PIBIC. O RESULTADO DESSA EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NAS AULAS DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZAÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE SUAS IDEIAS.PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZA """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CINEMA NA SALA DE AULA, CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOMÉSTICA, REGIME ESCRAVOCRATA, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID1901_27082021223548.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SOARES SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA RODRIGUES" "autor_email" => "dudasoaressantoss@gmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80711 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1683 "inscrito_id" => 4568 "titulo" => """ A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NO ENSINO REMOTO: \r\n LEITURAS DO FILME “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO. """ "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE \r\nA PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉC PERNAMBUCO (IFPE). NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 5° PERÍODO,\r\n ENTRE 15 E 17 ANOS, NAS AULAS REMOTAS OCORRIDAS EM 2021.1, APÓS A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DOMÉSTICA” \r\n (2012), DE GABRIEL MASCARO, A FIM DE IDENTIFICAR A CARGA HISTÓRICA, A SABER, VALORES E NORMAS DA CULTURA \r\n QUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E SUAS ROTINAS DE TRABALHO EM CASAS BRASILEIRAS, \r\nQUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E COM REALIDADES SOCIOECONÔMICAS DIVERSAS, A PARTIR DO OLHAR DE SEIS ADOLESCENTES. PARA FUNDAMENTAR ESSA\r\n DISCUSSÃO, AUTORES COMO BARBOSA E SANTOS (2014), DUARTE (2002), LESSA DE OLIVEIRA (2008), MOTA ET AL \r\n (2016), DENTRE OUTROS, TIVERAM UM PAPEL CRUCIAL PARA PENSAR TODAS AS ETAPAS DA PESQUISA, INCLUSIVE A \r\n ESCRITA DO RELATÓRIO FINAL DO PIBIC. O RESULTADO DESSA EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NAS AULAS DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZAÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE SUAS IDEIAS.PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZA """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CINEMA NA SALA DE AULA, CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOMÉSTICA, REGIME ESCRAVOCRATA, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID1901_27082021223548.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SOARES SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA RODRIGUES" "autor_email" => "dudasoaressantoss@gmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE). NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 5° PERÍODO, ENTRE 15 E 17 ANOS, NAS AULAS REMOTAS OCORRIDAS EM 2021.1, APÓS A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO, A FIM DE IDENTIFICAR A CARGA HISTÓRICA, A SABER, VALORES E NORMAS DA CULTURA QUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E SUAS ROTINAS DE TRABALHO EM CASAS BRASILEIRAS, COM REALIDADES SOCIOECONÔMICAS DIVERSAS, A PARTIR DO OLHAR DE SEIS ADOLESCENTES. PARA FUNDAMENTAR ESSA DISCUSSÃO, AUTORES COMO BARBOSA E SANTOS (2014), DUARTE (2002), LESSA DE OLIVEIRA (2008), MOTA ET AL (2016), DENTRE OUTROS, TIVERAM UM PAPEL CRUCIAL PARA PENSAR TODAS AS ETAPAS DA PESQUISA, INCLUSIVE A ESCRITA DO RELATÓRIO FINAL DO PIBIC. O RESULTADO DESSA EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZAÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE SUAS IDEIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.