Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NO ENSINO REMOTO: LEITURAS DO FILME “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO.

Palavra-chaves: CINEMA NA SALA DE AULA, CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOMÉSTICA, REGIME ESCRAVOCRATA, ENSINO REMOTO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80711
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1683
    "inscrito_id" => 4568
    "titulo" => """
      A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NO ENSINO REMOTO: \r\n
      LEITURAS DO FILME “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO.
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE \r\n
      PERNAMBUCO (IFPE). NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 5° PERÍODO,\r\n
      ENTRE 15 E 17 ANOS, NAS AULAS REMOTAS OCORRIDAS EM 2021.1, APÓS A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DOMÉSTICA” \r\n
      (2012), DE GABRIEL MASCARO, A FIM DE IDENTIFICAR A CARGA HISTÓRICA, A SABER, VALORES E NORMAS DA CULTURA \r\n
      QUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E SUAS ROTINAS DE TRABALHO EM CASAS BRASILEIRAS, \r\n
      COM REALIDADES SOCIOECONÔMICAS DIVERSAS, A PARTIR DO OLHAR DE SEIS ADOLESCENTES. PARA FUNDAMENTAR ESSA\r\n
      DISCUSSÃO, AUTORES COMO BARBOSA E SANTOS (2014), DUARTE (2002), LESSA DE OLIVEIRA (2008), MOTA ET AL \r\n
      (2016), DENTRE OUTROS, TIVERAM UM PAPEL CRUCIAL PARA PENSAR TODAS AS ETAPAS DA PESQUISA, INCLUSIVE A \r\n
      ESCRITA DO RELATÓRIO FINAL DO PIBIC. O RESULTADO DESSA EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NAS AULAS DE LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZAÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE SUAS IDEIAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CINEMA NA SALA DE AULA, CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOMÉSTICA, REGIME ESCRAVOCRATA, ENSINO REMOTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID1901_27082021223548.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SOARES SANTOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA RODRIGUES"
    "autor_email" => "dudasoaressantoss@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80711
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1683
    "inscrito_id" => 4568
    "titulo" => """
      A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NO ENSINO REMOTO: \r\n
      LEITURAS DO FILME “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO.
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE \r\n
      PERNAMBUCO (IFPE). NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 5° PERÍODO,\r\n
      ENTRE 15 E 17 ANOS, NAS AULAS REMOTAS OCORRIDAS EM 2021.1, APÓS A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DOMÉSTICA” \r\n
      (2012), DE GABRIEL MASCARO, A FIM DE IDENTIFICAR A CARGA HISTÓRICA, A SABER, VALORES E NORMAS DA CULTURA \r\n
      QUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E SUAS ROTINAS DE TRABALHO EM CASAS BRASILEIRAS, \r\n
      COM REALIDADES SOCIOECONÔMICAS DIVERSAS, A PARTIR DO OLHAR DE SEIS ADOLESCENTES. PARA FUNDAMENTAR ESSA\r\n
      DISCUSSÃO, AUTORES COMO BARBOSA E SANTOS (2014), DUARTE (2002), LESSA DE OLIVEIRA (2008), MOTA ET AL \r\n
      (2016), DENTRE OUTROS, TIVERAM UM PAPEL CRUCIAL PARA PENSAR TODAS AS ETAPAS DA PESQUISA, INCLUSIVE A \r\n
      ESCRITA DO RELATÓRIO FINAL DO PIBIC. O RESULTADO DESSA EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NAS AULAS DE LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZAÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE SUAS IDEIAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CINEMA NA SALA DE AULA, CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOMÉSTICA, REGIME ESCRAVOCRATA, ENSINO REMOTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID1901_27082021223548.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SOARES SANTOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA RODRIGUES"
    "autor_email" => "dudasoaressantoss@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE). NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 5° PERÍODO, ENTRE 15 E 17 ANOS, NAS AULAS REMOTAS OCORRIDAS EM 2021.1, APÓS A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DOMÉSTICA” (2012), DE GABRIEL MASCARO, A FIM DE IDENTIFICAR A CARGA HISTÓRICA, A SABER, VALORES E NORMAS DA CULTURA QUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E SUAS ROTINAS DE TRABALHO EM CASAS BRASILEIRAS, COM REALIDADES SOCIOECONÔMICAS DIVERSAS, A PARTIR DO OLHAR DE SEIS ADOLESCENTES. PARA FUNDAMENTAR ESSA DISCUSSÃO, AUTORES COMO BARBOSA E SANTOS (2014), DUARTE (2002), LESSA DE OLIVEIRA (2008), MOTA ET AL (2016), DENTRE OUTROS, TIVERAM UM PAPEL CRUCIAL PARA PENSAR TODAS AS ETAPAS DA PESQUISA, INCLUSIVE A ESCRITA DO RELATÓRIO FINAL DO PIBIC. O RESULTADO DESSA EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZAÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE SUAS IDEIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.