A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO A EXPERIÊNCIA COM O CINEMA PODERIA RESPONDER PELO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E POLÍTICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE
PERNAMBUCO (IFPE). NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 5° PERÍODO,
ENTRE 15 E 17 ANOS, NAS AULAS REMOTAS OCORRIDAS EM 2021.1, APÓS A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DOMÉSTICA”
(2012), DE GABRIEL MASCARO, A FIM DE IDENTIFICAR A CARGA HISTÓRICA, A SABER, VALORES E NORMAS DA CULTURA
QUE PERPASSAVAM A VOZ DO ALUNO-ESPECTADOR DO TEXTO FÍLMICO, POR EXEMPLO. O FILME, VALE RESSALTAR, MOSTRA AS NUANCES DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DOMÉSTICOS E SUAS ROTINAS DE TRABALHO EM CASAS BRASILEIRAS,
COM REALIDADES SOCIOECONÔMICAS DIVERSAS, A PARTIR DO OLHAR DE SEIS ADOLESCENTES. PARA FUNDAMENTAR ESSA
DISCUSSÃO, AUTORES COMO BARBOSA E SANTOS (2014), DUARTE (2002), LESSA DE OLIVEIRA (2008), MOTA ET AL
(2016), DENTRE OUTROS, TIVERAM UM PAPEL CRUCIAL PARA PENSAR TODAS AS ETAPAS DA PESQUISA, INCLUSIVE A
ESCRITA DO RELATÓRIO FINAL DO PIBIC. O RESULTADO DESSA EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NAS AULAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA REVELOU A EXPANSÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DAS ALUNAS E ALUNOS PARTICIPANTES, ATRAVÉS DA QUALIDADE ARGUMENTATIVA DE SUAS RESPOSTAS, BEM COMO DA ORGANIZAÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE SUAS IDEIAS.