O PRESENTE ARTIGO É UM RECORTE DE PESQUISA REALIZADA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO EM ENSINO, PPGEN/UNIC/IFMT, TENDO COMO OBJETIVO APRESENTAR MEMÓRIAS DA PROPOSTA CURRICULAR PEDAGÓGICA IMPLANTADA NOS CEJAS - CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO, ESPECIFICAMENTE DAS SEGUINTES UNIDADES ESTADUAIS: PROFESSORA ALMIRA DE AMORIM (CUIABÁ) E ANTONIO CASAGRANDE (TANGARÁ DA SERRA), ENTRE OS ANOS DE 2008 A 2016. NESSA INVESTIGAÇÃO, DIALOGAMOS COM AUTORES COMO ZINARDI (2013), QUE DISCUTE O ENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL NOS EMBATES CURRICULARES; HADDAD; DI PIERRO (2000), QUE EXPLANA AS TRAJETÓRIAS DE AÇÕES DESCONTÍNUAS NA EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; BEM COMO BIGNARDE (2015), QUE TRAZ A PROPOSTA CURRICULAR DOS CEJAS AO ESTADO. COMO METODOLOGIA DESTE RECORTE DE ESTUDO REALIZAMOS, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL COM COLETA E ANÁLISE DE LITERATURAS CIENTÍFICAS E REGISTROS OFICIAIS DE DOMÍNIO PÚBLICO E PRODUZIDOS NAS INSTITUIÇÕES ACIMA MENCIONADAS. NESTA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO, COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE EVIDENCIAR QUE ESCOLAS E DOCUMENTOS GUARDAM MEMÓRIAS. E QUE DOCUMENTOS, COMO A ROP/2013 - REGRA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, O PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, REGISTRAM NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA EM TRIMESTRES POR ÁREA DE CONHECIMENTO UMA MATRIZ CURRICULAR QUE SE DIFERENCIA DAS DEMAIS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO.