AO COMPREENDERMOS A AUTOEFIC?CIA, COMO O JULGAMENTO QUE O INDIV?DUO FAZ DAS SUAS PR?PRIAS HABILIDADES PARA REALIZAR A??ES COM BASE NO GRAU DE DESEMPENHO QUE AS MESMAS DEMANDAM. O ESTUDO BUSCA NA LITERATURA UMA COMPREENS?O MAIS AMPLA DA IMPORT?NCIA E DO IMPACTO DESTA HABILIDADE NOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR, BEM COMO O PAPEL DAS INSTITUI??ES EM CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR EXPERI?NCIA E DESENVOLVIMENTO DA MESMA. OS ESTUDOS SELECIONADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE POSSIBILITAM A COMPREENS?O DE QUEST?ES COMO A INFLU?NCIA POSITIVA DA MATURIDADE DO INDIV?DUO SOBRE SUAS PR?PRIAS CAPACIDADES; A RELA??O DIRETA ENTRE A AUTOEFIC?CIA E AS ESTRAT?GIAS DE APRENDIZAGEM; A IMPORT?NCIA DE SUPORTES EMOCIONAIS E SOCIAIS PARA O FORTALECIMENTO DA AUTOEFIC?CIA. ABORDANDO TAMB?M DENTRO DESTE CONTEXTO O PAPEL DAS INSTITUI??ES EM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE, OFERECER SUPORTE, BEM COMO REALIZAR A??ES DE CAR?TER INTERVENTIVO E PREVENTIVO. POR FIM, REFOR?A-SE A IMPORT?NCIA DA EXECU??O DESSAS A??ES QUE VISAM N?O S? O DESENVOLVIMENTO DA AUTOEFIC?CIA, MAS O BEM-ESTAR DO ESTUDANTE E UMA MELHOR EXPERI?NCIA DE APRENDIZAGEM, PONTUANDO TAMB?M A NECESSIDADE DE AMPLIAR OS ESTUDOS SOBRE A TEM?TICA.