TEMOS COMO OBJETIVO NESTE ESTUDO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA SÉRIE ANNE WITH NA E E DOS LIVROS DE LUCY MAUD MONTGOMERY SOBRE ANNE, PARA PENSARMOS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A DE TIPO QUALITATIVA, POR NOS PERMITIR UM OLHAR MAIS AMPLO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES QUE A SÉRIE PODE NOS TRAZER PARA PENSAR OUTRAS COISAS, INCLUINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. FORAM UTILIZADOS OS PENSAMENTOS DE FREIRE (2019) E GADOTTI (2012) PARA PENSAR A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ASSIM COMO OS LIVROS DE MONTGOMERY (2020) PARA APRESENTAR A HISTÓRIA DE ANNE. OS RESULTADOS PRELIMINARES NOS APONTAM A RIQUEZA QUE É USAR A ARTE PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM SUAS SUTILEZAS E DOÇURAS, QUE EXTRAPOLA O LIMITE DO CONTEÚDO RACIONALIZADO E NOS PERMITE AMPLIAR NOSSOS CONCEITOS.