OS H?BITOS ALIMENTARES S?O CONSTRU?DOS AO LONGO DA INF?NCIA, ADOLESC?NCIA E VIDA ADULTA. O AMBIENTE ESCOLAR ? UM LOCAL PROP?CIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS SOBRE EDUCA??O ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN) TENDO EM VISTA QUE OS ALUNOS REALIZAM PELO MENOS UMA REFEI??O NA ESCOLA. SOMADO A ISSO, A EAN ? UM TEMA CONTEMPOR?NEO TRANSVERSAL (TCT) DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ISSO INDICA A RELEV?NCIA DESSA TEM?TICA, PRINCIPALMENTE, POR CONTA DO AUMENTO DAS DOEN?AS CR?NICAS N?O TRANSMISS?VEIS (DCNTS). DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA BUSCOU AVERIGUAR EM QUAIS ASSUNTOS DENTRO DAS DISCIPLINAS CURRICULARES OBRIGAT?RIAS A EAN PODE SER ABORDADA DE FORMA TRANSVERSAL. PARA ISSO, FORAM ENTREVISTADOS 12 PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE S?O VICENTE/ SP E OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA AN?LISE QUALITATIVA. OS RESULTADOS INDICAM QUE A EAN PODE SER ABORDADA ENVOLVENDO ASPECTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, PIR?MIDE ALIMENTAR, ALIMENTA??O NA ANTIGUIDADE, CUSTO DE UMA ALIMENTA??O SAUD?VEL, PR?TICA DE ATIVIDADE F?SICA DENTRE OUTROS. PORTANTO, PERCEBEU-SE POR MEIO DAS FALAS DOS PROFESSORES QUE ? POSS?VEL QUE A EAN PERPASSE PELAS ?REAS DO CONHECIMENTO, NO ENTANTO AINDA ? NECESS?RIO INSTRU??ES PARA A IMPLEMENTA??O DA EAN DE FORMA EFICAZ.