AO LONGO DO TEMPO AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS ACUMULAM CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS, ADVINDOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES ESTATIVISTAS COMO A CAÇA. ESTE CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO MOLDA, DIVERSAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS, SENDO UMA RICA E PROMISSORA FONTE DO SABER A SER INCORPORADA AS PRÁTICAS ESCOLARES. DENTRO DESTA REALIDADE ESTE TRABALHO OBJETIVOU TRABALHAR OS ASPECTOS BIOCULTURAIS LOCAIS, INTEGRALIZANDO O CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS CAÇADORES NATIVOS, PARTICIPAÇÃO FAMILIAR, ODS E OBJETIVOS DO PACTO GLOBAL AO PROCESSO DE ENSINO A DISTÂNCIA E LETRAMENTO CIENTÍFICOS DOS ALUNOS, PROMOVENDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OS ALUNOS REALIZARAM ENTREVISTAS COM CAÇADORES LOCAIS UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS QUE ABORDARAM TEMAS BIOCULTURAIS (MISTICISMO, FOLCLORE, MEDICINA TRADICIONAL E USO ALIMENTÍCIO). POSTERIORMENTE OS DISCENTES ANALISARAM OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS CONSTRUÍRAM “POKÉMONS” AUTORAIS BASEADOS NAS ESPÉCIES LOCAIS, ALÉM DE TRABALHAR A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM SALA NAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MEMES. FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS CERCA DE 400 MEMES E 33 POKÉMONS, ESTES, UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE UM EBOOK SOBRE AS ESPÉCIES LOCAIS DE CAÇA. OS RESULTADOS PERMITIRAM AOS ALUNOS IDENTIFICAR DIVERSOS ASPECTOS LOCAIS, QUE FORMAM SUAS RAÍZES BIOCULTURAIS, E A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE EXERCITAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, LEVANDO O ALUNADO A INTERLIGAR DE FORMA ATIVA O CONHECIMENTO TEÓRICO RECEBIDO EM SALA AO SEU DIA A DIA. ESTIMULAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, PROPORCIONOU A DISSEMINAÇÃO DO SABER, UTILIZANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DA GERAÇÃO DOS ALUNOS PARA SEU APRENDIZADO.