Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ENSAIO BIOCULTURAL: O SABER DA MINHA ORIGEM COM O “DINAMUS” DA MINHA GERAÇÃO.

Palavra-chaves: BIOCULTURA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ETNOBIOLOGIA, PROTAGONISMO, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80842
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1867
    "inscrito_id" => 8320
    "titulo" => "UM ENSAIO BIOCULTURAL: O SABER DA MINHA ORIGEM COM O “DINAMUS” DA MINHA GERAÇÃO."
    "resumo" => "AO LONGO DO TEMPO AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS ACUMULAM CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS, ADVINDOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES ESTATIVISTAS COMO A CAÇA. ESTE CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO MOLDA, DIVERSAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS, SENDO UMA RICA E PROMISSORA FONTE DO SABER A SER INCORPORADA AS PRÁTICAS ESCOLARES. DENTRO DESTA REALIDADE ESTE TRABALHO OBJETIVOU TRABALHAR OS ASPECTOS BIOCULTURAIS LOCAIS, INTEGRALIZANDO O CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS CAÇADORES NATIVOS, PARTICIPAÇÃO FAMILIAR, ODS E OBJETIVOS DO PACTO GLOBAL AO PROCESSO DE ENSINO A DISTÂNCIA E LETRAMENTO CIENTÍFICOS DOS ALUNOS, PROMOVENDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OS ALUNOS REALIZARAM ENTREVISTAS COM CAÇADORES LOCAIS UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS QUE ABORDARAM TEMAS BIOCULTURAIS (MISTICISMO, FOLCLORE, MEDICINA TRADICIONAL E USO ALIMENTÍCIO). POSTERIORMENTE OS DISCENTES ANALISARAM OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS CONSTRUÍRAM “POKÉMONS” AUTORAIS BASEADOS NAS ESPÉCIES LOCAIS, ALÉM DE TRABALHAR A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM SALA NAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MEMES. FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS CERCA DE 400 MEMES E 33 POKÉMONS, ESTES, UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE UM EBOOK SOBRE AS ESPÉCIES LOCAIS DE CAÇA. OS RESULTADOS PERMITIRAM AOS ALUNOS IDENTIFICAR DIVERSOS ASPECTOS LOCAIS, QUE FORMAM SUAS RAÍZES BIOCULTURAIS, E A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE EXERCITAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, LEVANDO O ALUNADO A INTERLIGAR DE FORMA ATIVA O CONHECIMENTO TEÓRICO RECEBIDO EM SALA AO SEU DIA A DIA. ESTIMULAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, PROPORCIONOU A DISSEMINAÇÃO DO SABER, UTILIZANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DA GERAÇÃO DOS ALUNOS PARA SEU APRENDIZADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOCULTURA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ETNOBIOLOGIA, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8320_27092021120703.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LINALDO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80842
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1867
    "inscrito_id" => 8320
    "titulo" => "UM ENSAIO BIOCULTURAL: O SABER DA MINHA ORIGEM COM O “DINAMUS” DA MINHA GERAÇÃO."
    "resumo" => "AO LONGO DO TEMPO AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS ACUMULAM CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS, ADVINDOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES ESTATIVISTAS COMO A CAÇA. ESTE CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO MOLDA, DIVERSAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS, SENDO UMA RICA E PROMISSORA FONTE DO SABER A SER INCORPORADA AS PRÁTICAS ESCOLARES. DENTRO DESTA REALIDADE ESTE TRABALHO OBJETIVOU TRABALHAR OS ASPECTOS BIOCULTURAIS LOCAIS, INTEGRALIZANDO O CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS CAÇADORES NATIVOS, PARTICIPAÇÃO FAMILIAR, ODS E OBJETIVOS DO PACTO GLOBAL AO PROCESSO DE ENSINO A DISTÂNCIA E LETRAMENTO CIENTÍFICOS DOS ALUNOS, PROMOVENDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OS ALUNOS REALIZARAM ENTREVISTAS COM CAÇADORES LOCAIS UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS QUE ABORDARAM TEMAS BIOCULTURAIS (MISTICISMO, FOLCLORE, MEDICINA TRADICIONAL E USO ALIMENTÍCIO). POSTERIORMENTE OS DISCENTES ANALISARAM OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS CONSTRUÍRAM “POKÉMONS” AUTORAIS BASEADOS NAS ESPÉCIES LOCAIS, ALÉM DE TRABALHAR A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM SALA NAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MEMES. FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS CERCA DE 400 MEMES E 33 POKÉMONS, ESTES, UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE UM EBOOK SOBRE AS ESPÉCIES LOCAIS DE CAÇA. OS RESULTADOS PERMITIRAM AOS ALUNOS IDENTIFICAR DIVERSOS ASPECTOS LOCAIS, QUE FORMAM SUAS RAÍZES BIOCULTURAIS, E A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE EXERCITAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, LEVANDO O ALUNADO A INTERLIGAR DE FORMA ATIVA O CONHECIMENTO TEÓRICO RECEBIDO EM SALA AO SEU DIA A DIA. ESTIMULAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, PROPORCIONOU A DISSEMINAÇÃO DO SABER, UTILIZANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DA GERAÇÃO DOS ALUNOS PARA SEU APRENDIZADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOCULTURA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ETNOBIOLOGIA, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8320_27092021120703.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LINALDO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AO LONGO DO TEMPO AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS ACUMULAM CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS, ADVINDOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES ESTATIVISTAS COMO A CAÇA. ESTE CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO MOLDA, DIVERSAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS, SENDO UMA RICA E PROMISSORA FONTE DO SABER A SER INCORPORADA AS PRÁTICAS ESCOLARES. DENTRO DESTA REALIDADE ESTE TRABALHO OBJETIVOU TRABALHAR OS ASPECTOS BIOCULTURAIS LOCAIS, INTEGRALIZANDO O CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS CAÇADORES NATIVOS, PARTICIPAÇÃO FAMILIAR, ODS E OBJETIVOS DO PACTO GLOBAL AO PROCESSO DE ENSINO A DISTÂNCIA E LETRAMENTO CIENTÍFICOS DOS ALUNOS, PROMOVENDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OS ALUNOS REALIZARAM ENTREVISTAS COM CAÇADORES LOCAIS UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS QUE ABORDARAM TEMAS BIOCULTURAIS (MISTICISMO, FOLCLORE, MEDICINA TRADICIONAL E USO ALIMENTÍCIO). POSTERIORMENTE OS DISCENTES ANALISARAM OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS CONSTRUÍRAM “POKÉMONS” AUTORAIS BASEADOS NAS ESPÉCIES LOCAIS, ALÉM DE TRABALHAR A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM SALA NAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MEMES. FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS CERCA DE 400 MEMES E 33 POKÉMONS, ESTES, UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE UM EBOOK SOBRE AS ESPÉCIES LOCAIS DE CAÇA. OS RESULTADOS PERMITIRAM AOS ALUNOS IDENTIFICAR DIVERSOS ASPECTOS LOCAIS, QUE FORMAM SUAS RAÍZES BIOCULTURAIS, E A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE EXERCITAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, LEVANDO O ALUNADO A INTERLIGAR DE FORMA ATIVA O CONHECIMENTO TEÓRICO RECEBIDO EM SALA AO SEU DIA A DIA. ESTIMULAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, PROPORCIONOU A DISSEMINAÇÃO DO SABER, UTILIZANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DA GERAÇÃO DOS ALUNOS PARA SEU APRENDIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.