ESTE ARTIGO DISCUTE A PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA MUSICALIZAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE
CIÊNCIAS E BIOLOGIA FAVORECENDO A APRENDIZAGEM E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS MAIS ABSTRATO E DESCONEXO DA
REALIDADE DO ALUNO. NESSE PANORAMA, O PRESENTE ESTUDO, OBJETIVOU EVIDENCIAR A PERCEPÇÃO DOCENTE
ALUSIVO ÀS METODOLOGIAS MUSICAIS COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UM QUESTIONÁRIO PELA
“PLATAFORMA GOOGLE FORMS” COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS COMPARTILHADA COM 35 PROFESSORES DE
CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TIVEMOS COMO RESULTADO AS RESPOSTAS DE 23 PROFESSORES ENTRE
ESSES 14 JÁ FIZERAM USO DESSA METODOLOGIA DE FORMA ESPORÁDICA. NO ENTANTO, CONSTATOU-SE QUE OS
PROFESSORES RECONHECEM A EFETIVIDADE DESSE RECURSO PEDAGÓGICO, AO PASSO QUE TODOS SINALIZARAM
POSITIVAMENTE QUANTO AO SEU USO EM SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE O EDUCADOR, QUANTO
MAIS FLEXÍVEL E ADEPTO AS DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MAIS EFETIVIDADE ENCONTRARÁ NO QUE PRESUME
A INTEGRALIDADE PARA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.