AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SURGIRAM COMO ARMAS DE TRANSFORMA??O DIANTE DA SOCIEDADE. EM VIRTUDE DISSO, ? VIS?VEL O PODER DE PENETRA??O DESSA REDE CONECTADA E INOVADORA EM V?RIAS ?REAS, SOBRETUDO, NA EDUCA??O. NESSA PERSPECTIVA, O SEGUINTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS RECURSOS DID?TICOS E L?DICOS, PRESENTE EM UM APLICATIVO M?VEL, COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR E INTERMEDIAR CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BOT?NICA. O APLICATIVO INTITULADO FRUT?FERA, NO GERAL, ABRA?A A BOT?NICO COMO ALVO DE ESTUDO, APRESENTANDO O L?DICO E A GAMIFICA??O COMO FERRAMENTAS METODOL?GICAS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS EM BOT?NICA. DESSA FORMA, A METODOLOGIA FOI INTERMEDIADA POR FORMUL?RIO DA GOOGLE FORMS CONTENDO 7 PERGUNTAS E VIABILIZADO PARA ESTUDANTES DO ENSINO B?SICO DO MUNIC?PIO DE PASSIRA-PE, A FIM DE RECOLHER INFORMA??ES SOBRE O ACESSO AO APLICATIVO E O ENSINO DE BOT?NICA/APRENDIZAGEM. NO GERAL, 40 ESTUDANTES RESPONDERAM AS PERGUNTAS NO FORMUL?RIO, POSSIBILITANDO RECOLHER INFORMA??ES RELEVANTES PARA A AVALIA??O DO APLICATIVO M?VEL. OS DADOS RECOLHIDOS FORAM POSITIVOS TANTO PARA O ACESSO AO APLICATIVO VIA LINK QUANTO NA ABSOR??O DE CONHECIMENTOS DA BOT?NICA, POIS MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS REALIZADAS FORAM RESPONDIDAS POSITIVAMENTE. COM ISSO, INFERE-SE, PORTANTO, A EFICI?NCIA DO APLICATIVO FRUT?FERA PARA A ASSIMILA??O, MEMORIZA??O, CRIATIVIDADE E CRITICIDADE DOS APRENDENTES..