O CORRENTE ARTIGO VISA COOPERAR COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO ENSINO DAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AO COMUNICAR UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR EM QUATRO TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET-MG (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS), EM BELO HORIZONTE – MG. TRAZENDO COMO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO O RIO SÃO FRANCISCO POR MEIO DO GÊNERO LÍRICO. NESSA CONTEXTUALIZAÇÃO, APRECIA-SE ESSE GÊNERO PRESENTE EM UM LIVRO INFANTOJUVENIL – FORMOSURA DO VELHO CHICO (DE LALAU E LAURABEATRIZ) - CONSIDERANDO-O COMO UM DISPOSITIVO, TEXTUAL E VISUAL, CAPAZ DE COADJUVAR NA ABSORÇÃO DE CONCEITUAÇÕES ESTRUTURAIS TANTO DA GEOGRAFIA QUANTO DA BIOLOGIA. ANALISANDO-SE AS REFERÊNCIAS BIOGEOGRÁFICAS/AMBIENTAIS E CULTURAIS DA POESIA, E DE SUAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS SOBRE O RIO NA OBRA INFANTOJUVENIL PRIORIZADA PARA ESSE TRABALHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. NESTA OPORTUNIDADE, A TEMÁTICA AMBIENTAL EXPLORADA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL E DO GÊNERO LÍRICO CONVERTE-SE EM UM APARATO SUBSTANCIAL DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL. O LIVRO E O GÊNERO LÍRICO TORNAM-SE AQUI, OS INTERLOCUTORES ENTRE O ‘TERRITÓRIO POÉTICO’ DO RIO SÃO FRANCISCO, SUA BIOGEOGRAFIA E A EXTRAPOLAÇÃO REFLETIDA SOBRE SUA REALIDADE NESSE PLANEJAMENTO DIDÁTICO, COM O ENCAMINHAMENTO DADO PELOS PROFESSORES.