A POSITIVIDADE DA INF?NCIA EM ESTUDOS CONTEMPOR?NEOS P?E EM CAUSA PARADIGMAS EDUCACIONAIS SUGESTIVOS DE PUNI??O DAS CRIAN?AS. DE MODO GERAL, A CRIAN?A ? VISTA COMO UM SER INCOMPLETO E INCAPAZ DE COMPREENDER CERTAS REGRAS, O QUE JUSTIFICA A SUA COER??O PELOS ADULTOS. NOTADAMENTE, H? ELEMENTOS CAPAZES DE JUSTIFICAR A OCORR?NCIA DE VIOL?NCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. ESTA PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RELA??O ENTRE VIOL?NCIA SIMB?LICA E DEPREDA??O ESCOLAR. A ESCOLHA METODOL?GICA FOI PELA PESQUISA DESCRITIVA DE PICHA??ES FEITAS PELAS CRIAN?AS E DE SUA RELA??O COM A VIOL?NCIA PRESENTE NA PR?TICA EDUCATIVA. O UNIVERSO DA PESQUISA CORRESPONDEU A UMA ESCOLA P?BLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE URU?U?, CIDADE LOCALIZADA NO SUL DO ESTADO DO PIAU?. COMO RESULTADO, FOI POSS?VEL IDENTIFICAR A RELA??O ENTRE CERTAS PICHA??ES IMPRESSAS EM PAREDES E CARTEIRAS ESCOLARES COM A EDUCA??O BANC?RIA PROMOVIDA PELA ESCOLA, BEM COMO ENTRE O ANONIMATO DOS SEUS AUTORES COM A PUNI??O ? INDISCIPLINA. ESTE ESTUDO, EM PROCESSO DE REALIZA??O, DEVER? EVOLUIR PARA A INCLUS?O DA PARTICIPA??O DAS CRIAN?AS NA INTERPRETA??O DE SEUS COMPORTAMENTOS E ESPERA CONTRIBUIR PARA A DESNATURALIZA??O DE PR?TICAS QUE DENUNCIEM A VIOL?NCIA EXERCIDA SOBRE ELAS, RESPALDADAS NO ARGUMENTO DE SUA NECESS?RIA REALIZA??O.