ALTAS HABILIDADE OU SUPERDOTA??O ? UM TEMA AINDA PERMEADO POR MITOS E DESINFORMA??ES QUE FAVORECEM SUA INVISIBILIDADE. ESSE ESTUDO DE CASO, QUE CONSISTE EM UMA EXPERI?NCIA NO ?MBITO DO ATENDIMENTO E ORIENTA??ES NO AMBIENTE ESCOLAR RELATIVA A AH/SD, TEM COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEX?O SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA IDENTIFICA??O DESSES ALUNOS POR UMA MUDAN?A DE PARADIGMAS QUE AINDA HOJE S?O PAUTADOS EM PRECONCEITOS INFUNDADOS SOBRE AS A??ES DIRIGIDAS A ESSE P?BLICO, ESPECIALMENTE SOBRE ACELERA??O ESCOLAR. A PESQUISA PARTE DE UMA SITUA??O INICIALMENTE OBSERVADA E VIVENCIADA EM UMA ESCOLA P?BLICA DE EDUCA??O INFANTIL, PROTAGONIZADA POR UMA CRIAN?A COM DESENVOLVIMENTO ACIMA DA M?DIA, PARTICULARMENTE NA ?REA DA LINGUAGEM, MAS TAMB?M EM ARITM?TICA E RACIOC?NIO L?GICO, MAS QUE CHAMAVA ATEN??O DE TODOS PELOS SEUS ROMPANTES, BIRRAS E CHOROS SISTEM?TICOS. AINDA QUE COM UMA FALA POUCO INTELIG?VEL, APRESENTAVA UM VOCABUL?RIO BEM ACIMA DO COMUM PARA A IDADE. OS RESULTADOS APONTARAM PARA A DIF?CIL TRAJET?RIA ENTRE A SUSPEI??O E O RECONHECIMENTO DA ESPECIFICIDADE, E COM ISSO, O EFETIVO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TODAS AS A??ES QUE COMP?E OS DIREITOS DESSE ALUNO, JUSTAMENTE PELA DIF?CIL ACEITA??O DA AH/SD QUANDO AS HABILIDADES N?O SE ENCONTRAM EM UM EXTREMO DE DESEMPENHO E/OU SE ENTRELA?AM COM DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS.