O PRESENTE ARTIGO TRATA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS. VISTO QUE AS CRIANÇAS SÃO ORIUNDAS DE DIVERSOS CONTEXTOS FAMILIARES, SOCIAIS E DIFEREM ENTRE SI. EXIGINDO OLHARES DISTINTOS DO EDUCADOR PARA SE SENTIREM VALORIZADAS E AUTOCONFIANTES. NESSE SENTIDO, AO FAZEREM INTERVENÇÕES EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS, PERCEBE-SE INSEGURANÇA NOS DOCENTES, O QUE TORNA A FORMAÇÃO CONTINUADA, UMA FERRAMENTA RELEVANTE PARA APERFEIÇOAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA. A QUAL, MEDIANTE REFLEXÕES CRÍTICAS, ACERCA DOS PROBLEMAS PRÁTICOS, COLOCADOS À LUZ DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SE TRANSFIGURAM EM NOVOS SABERES QUE VÃO INOVANDO A PRÁTICA EM PROCESSOS ESPIRAIS DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÔS A RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL AUXILIA NA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS? A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM FONTES SEGURAS, QUE EXIGE DO PESQUISADOR UM OLHAR CRÍTICO E COMPREENSIVO DIANTE DOS POUCOS ESCRITOS ENCONTRADOS. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA AO AUXILIAR NA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS, POSSIBILITA REPENSAR OS FORMATOS E ESPAÇOS FORMATIVOS, PARA SEREM SIGNIFICATIVOS PARA OS PROFESSORES CONSTRUIR NOVOS SABERES, TENDO EM VISTA, SOBRETUDO O ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E A MELHORIA NA QUALIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONSIDERANDO QUE AS DIFERENÇAS ENTRE AS CRIANÇAS SÃO PONTOS DE PARTIDA E FONTES DE NOVOS APRENDIZADOS.