FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82454 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1647 "inscrito_id" => 2333 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS. VISTO QUE AS CRIANÇAS SÃO ORIUNDAS DE DIVERSOS CONTEXTOS FAMILIARES, SOCIAIS E DIFEREM ENTRE SI. EXIGINDO OLHARES DISTINTOS DO EDUCADOR PARA SE SENTIREM VALORIZADAS E AUTOCONFIANTES. NESSE SENTIDO, AO FAZEREM INTERVENÇÕES EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS, PERCEBE-SE INSEGURANÇA NOS DOCENTES, O QUE TORNA A FORMAÇÃO CONTINUADA, UMA FERRAMENTA RELEVANTE PARA APERFEIÇOAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA. A QUAL, MEDIANTE REFLEXÕES CRÍTICAS, ACERCA DOS PROBLEMAS PRÁTICOS, COLOCADOS À LUZ DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SE TRANSFIGURAM EM NOVOS SABERES QUE VÃO INOVANDO A PRÁTICA EM PROCESSOS ESPIRAIS DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÔS A RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL AUXILIA NA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS? A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM FONTES SEGURAS, QUE EXIGE DO PESQUISADOR UM OLHAR CRÍTICO E COMPREENSIVO DIANTE DOS POUCOS ESCRITOS ENCONTRADOS. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA AO AUXILIAR NA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS, POSSIBILITA REPENSAR OS FORMATOS E ESPAÇOS FORMATIVOS, PARA SEREM SIGNIFICATIVOS PARA OS PROFESSORES CONSTRUIR NOVOS SABERES, TENDO EM VISTA, SOBRETUDO O ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E A MELHORIA NA QUALIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONSIDERANDO QUE AS DIFERENÇAS ENTRE AS CRIANÇAS SÃO PONTOS DE PARTIDA E FONTES DE NOVOS APRENDIZADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSORES, TEORIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID_30072021000729.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO" "autor_nome_curto" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO" "autor_email" => "eliane-cogo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNCIÓN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82454 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1647 "inscrito_id" => 2333 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS. VISTO QUE AS CRIANÇAS SÃO ORIUNDAS DE DIVERSOS CONTEXTOS FAMILIARES, SOCIAIS E DIFEREM ENTRE SI. EXIGINDO OLHARES DISTINTOS DO EDUCADOR PARA SE SENTIREM VALORIZADAS E AUTOCONFIANTES. NESSE SENTIDO, AO FAZEREM INTERVENÇÕES EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS, PERCEBE-SE INSEGURANÇA NOS DOCENTES, O QUE TORNA A FORMAÇÃO CONTINUADA, UMA FERRAMENTA RELEVANTE PARA APERFEIÇOAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA. A QUAL, MEDIANTE REFLEXÕES CRÍTICAS, ACERCA DOS PROBLEMAS PRÁTICOS, COLOCADOS À LUZ DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SE TRANSFIGURAM EM NOVOS SABERES QUE VÃO INOVANDO A PRÁTICA EM PROCESSOS ESPIRAIS DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÔS A RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL AUXILIA NA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS? A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM FONTES SEGURAS, QUE EXIGE DO PESQUISADOR UM OLHAR CRÍTICO E COMPREENSIVO DIANTE DOS POUCOS ESCRITOS ENCONTRADOS. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA AO AUXILIAR NA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS, POSSIBILITA REPENSAR OS FORMATOS E ESPAÇOS FORMATIVOS, PARA SEREM SIGNIFICATIVOS PARA OS PROFESSORES CONSTRUIR NOVOS SABERES, TENDO EM VISTA, SOBRETUDO O ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E A MELHORIA NA QUALIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONSIDERANDO QUE AS DIFERENÇAS ENTRE AS CRIANÇAS SÃO PONTOS DE PARTIDA E FONTES DE NOVOS APRENDIZADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSORES, TEORIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID_30072021000729.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO" "autor_nome_curto" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO" "autor_email" => "eliane-cogo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNCIÓN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }