A AQUISIÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS POR PARTE DO DOCENTE DENTRO DA SALA DE AULA TEM A CAPACIDADE DE FOMENTAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. A PARTIR DISTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI PROMOVER O PROTAGONISMO DISCENTE, NO ENSINO DE BIOLOGIA, ATRAVÉS DA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI), COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, A PARTIR DE UM TEMA GERADOR. A FINALIDADE DA SDI É PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SEJAM CAPAZES DE MODIFICAR A REALIDADE MONÓTONA DAS SALAS DE AULA. ALÉM DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE BIOLOGIA E GARANTIR AOS ALUNOS QUE ELES PRÓPRIOS SEJAM OS RESPONSÁVEIS, COM AUXÍLIO DO PROFESSOR, PELA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. PARA ISSO, SERÁ CONSTRUÍDA E APLICADA UMA SDI ESTRUTURADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COM OITO ENCONTROS, TENDO POR BASE UM TEMA GERADOR REFERENTE AO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO, A ALUNOS DE UMA REDE DE ENSINO PÚBLICA ESTADUAL EM PERNAMBUCO. O RESULTADO ESPERADO É QUE OS ESTUDANTES ATRAVÉS DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS TEMAS GERADORES SEJAM CAPAZES DE FAZER REFLEXÕES CRÍTICAS ACERCA DOS PROBLEMAS APRESENTADOS NO COTIDIANO. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE ESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA AUXILIE OS PROFESSORES QUE DESEJAM CONTRIBUIR COM A MUDANÇA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. ADEMAIS, É ESPERADO QUE A APLICAÇÃO DA SDI A PARTIR DE UM TEMA GERADOR AUXILIE NA CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DE CIDADÃOS CAPAZES DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE LHE FOREM APRESENTADOS.