O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TERCEIRA IDADE:
IDOSOS SEM ESCOLARIZAÇÃO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80705 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1676 "inscrito_id" => 7751 "titulo" => """ O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TERCEIRA IDADE:\r\n IDOSOS SEM ESCOLARIZAÇÃO """ "resumo" => "A PESQUISA EM TELA APRESENTA UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS QUE NÃO FREQUENTARAM A ESCOLA. LEVANDO O LEITOR A SE PERGUNTAR: COMO É POSSÍVEL QUE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS E SEM ESCOLARIZAÇÃO TENHAM CONHECIMENTO MATEMÁTICO? COMO ESTE CONHECIMENTO É VISTO POR ELES? ESSES SÃO PONTOS ABORDADOS NESTA ESCRITA. A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO ESTUDO DE CAMPO, REALIZADO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM IDOSOS. ADEMAIS, FOI FEITO A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS, CONSIDERANDO A SUBJETIVIDADE DOS INDIVÍDUOS. O PERCURSO DESSE TRABALHO SE ENCONTRA EMBASADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GÉRARD VEGNAUD, NO QUE TANGE O COGNITIVISMO. NESTA TEORIA, OS CONCEITOS EM AÇÃO SÃO APRENDIZADOS, ONDE UM INDIVÍDUO SABE UTILIZÁ-LOS NA PRÁTICA, MAS NÃO SABE EXPLICÁ-LOS TEORICAMENTE, O QUE DÁ SUPORTE A PESQUISA. OS IDOSOS NEM SEMPRE SÃO VALORIZADOS COMO DEVERIAM. DESTA FORMA, NAS LINHAS QUE SEGUEM, ESTES SERÃO ENALTECIDOS COM O DISCURSO A RESPEITO DO SEU CONHECIMENTO PRÁTICO MATEMÁTICO, QUE NÃO É VISTO NOS INDIVÍDUOS JOVENS. CONTUDO, É PERCEPTÍVEL NOS IDOSOS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NESSE ARTIGO MOSTRAM A GENIALIDADE DESSA FAIXA ETÁRIA, QUE, EMBORA NÃO SAIBA DEFINIR O QUE É MATEMÁTICA, NOS DÃO VÁRIOS EXEMPLOS DE COMO A MESMA SE MANIFESTA E SE DESENVOLVE NO SEU DIA A DIA E DÁ SIGNIFICADO A SUAS TAREFAS MAIS SIMPLES. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE ESTES IDOSOS DETÉM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FORMA DESEJADA PELOS EDUCADORES, OU SEJA, DE MANEIRA PRÁTICA. DEVE-SE RESSALTAR QUE ESTE ARTIGO NÃO NEGLIGENCIA A MATEMÁTICA FORMAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, MATEMÁTICA, PESSOA IDOSA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID9386_22082021144751.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO LIMA" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80705 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1676 "inscrito_id" => 7751 "titulo" => """ O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TERCEIRA IDADE:\r\n IDOSOS SEM ESCOLARIZAÇÃO """ "resumo" => "A PESQUISA EM TELA APRESENTA UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO COTIDIANO DE PESSOAS IDOSAS QUE NÃO FREQUENTARAM A ESCOLA. LEVANDO O LEITOR A SE PERGUNTAR: COMO É POSSÍVEL QUE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS E SEM ESCOLARIZAÇÃO TENHAM CONHECIMENTO MATEMÁTICO? COMO ESTE CONHECIMENTO É VISTO POR ELES? ESSES SÃO PONTOS ABORDADOS NESTA ESCRITA. A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO ESTUDO DE CAMPO, REALIZADO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM IDOSOS. ADEMAIS, FOI FEITO A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS, CONSIDERANDO A SUBJETIVIDADE DOS INDIVÍDUOS. O PERCURSO DESSE TRABALHO SE ENCONTRA EMBASADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GÉRARD VEGNAUD, NO QUE TANGE O COGNITIVISMO. NESTA TEORIA, OS CONCEITOS EM AÇÃO SÃO APRENDIZADOS, ONDE UM INDIVÍDUO SABE UTILIZÁ-LOS NA PRÁTICA, MAS NÃO SABE EXPLICÁ-LOS TEORICAMENTE, O QUE DÁ SUPORTE A PESQUISA. OS IDOSOS NEM SEMPRE SÃO VALORIZADOS COMO DEVERIAM. DESTA FORMA, NAS LINHAS QUE SEGUEM, ESTES SERÃO ENALTECIDOS COM O DISCURSO A RESPEITO DO SEU CONHECIMENTO PRÁTICO MATEMÁTICO, QUE NÃO É VISTO NOS INDIVÍDUOS JOVENS. CONTUDO, É PERCEPTÍVEL NOS IDOSOS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NESSE ARTIGO MOSTRAM A GENIALIDADE DESSA FAIXA ETÁRIA, QUE, EMBORA NÃO SAIBA DEFINIR O QUE É MATEMÁTICA, NOS DÃO VÁRIOS EXEMPLOS DE COMO A MESMA SE MANIFESTA E SE DESENVOLVE NO SEU DIA A DIA E DÁ SIGNIFICADO A SUAS TAREFAS MAIS SIMPLES. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE ESTES IDOSOS DETÉM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FORMA DESEJADA PELOS EDUCADORES, OU SEJA, DE MANEIRA PRÁTICA. DEVE-SE RESSALTAR QUE ESTE ARTIGO NÃO NEGLIGENCIA A MATEMÁTICA FORMAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, MATEMÁTICA, PESSOA IDOSA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID9386_22082021144751.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO LIMA" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }