ESTE ARTIGO DISCORRE SOBRE CARREIRAS PROFISSIONAIS NA PERSPECTIVA DE G?NERO. TAIS DISCUSS?ES FAZ-SE IMPORTANTE DIANTE DA REPRESENTA??O DE HOMENS E MULHERES NA SOCIEDADE E, COMO TAIS REPRESENTA??ES AFETAM AS ESCOLHAS DAS CARREIRAS, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAS PROFISS?ES EST?O CARREGADAS DE ESTERE?TIPOS DE G?NERO, COMO AQUELAS QUE ENVOLVEM CUIDADO, ATEN??O, CONSIDERADAS PROFISS?ES FEMININAS E AQUELAS QUE EXIGEM FOR?A, CORAGEM E RACIOC?NIO L?GICO, DITAS MASCULINAS. ASSIM SENDO, ESSE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM METODOL?GICA QUALITATIVA E, PARA A SUA CONSTRU??O, UTILIZOU-SE, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS T?CNICOS, A PESQUISA BIBLIOGR?FICA DE CAR?TER EXPLORAT?RIO PARA A FUNDAMENTA??O DA TEM?TICA ABORDADA ASSIM COMO UMA PESQUISA -A??O QUE SE APRESENTA ATRAV?S DE RELATO DE EXPERI?NCIA QUANDO DA REALIZA??O DE OFICINAS PEDAG?GICAS EM TR?S ESCOLAS DA REDE P?BLICA ESTADUAL DE N?VEL M?DIO NO MUNIC?PIO DE S?O LU?S/MA, RESULTADO DE UM PROJETO DE EXTENS?O CUJA TEM?TICA CENTRAL ERA A EDUCA??O E RELA??ES DE G?NERO NA PERSPECTIVA DAS CARREIRAS. ESSAS OFICINAS CONTRIBU?RAM PARA QUE ALUNOS/AS COMPREENDESSEM QUE N?O EXISTE PROFISS?O DE HOMEM NEM PROFISS?O DE MULHER E QUE ESSA DIVIS?O SEXUAL DO TRABALHO ? UMA CONSTRU??O SOCIAL QUE TENDE A (RE)PRODUZIR ESTERE?TIPOS QUE REFOR?AM ESSA DIVIS?O, SEMPRE COLOCANDO O QUE ? MASCULINO COMO SUPERIOR AO QUE ? FEMININO. CONTUDO, RESSALTA-SE QUE MULHERES E HOMENS PODEM EXERCER AS MAIS VARIADAS PROFISS?ES, QUE IR?O REQUER UMA PROFISSIONALIZA??O, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E TER APTID?ES PARA TAL POIS, COMPREENDE-SE QUE OS ESTERE?TIPOS DE G?NERO N?O DETERMINAM A CAPACIDADE PROFISSIONAL DE UMA PESSOA.