O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO EST? SENDO A ROTINA DE TRABALHO DE UMA DOCENTE DA REDE MUNICIPAL QUE LECIONA NO N?VEL FUNDAMENTAL MAIOR EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PINDAR?-MIRIM/MA. SABE-SE QUE A PANDEMIA DO CORONAV?RUS GEROU UMA S?RIE DE MUDAN?AS EM V?RIAS ?REAS DA SOCIEDADE E A EDUCA??O N?O FICOU DISTANTE DE TAIS MUDAN?AS. INTENCIONOU-SE TAMB?M, INVESTIGAR COMO FOI A PARTICIPA??O DAS INST?NCIAS DE GERENCIAMENTO DA EDUCA??O (A??ES DA PREFEITURA) DIANTE DE TAL CEN?RIO. EMPREGA-SE NESTA PESQUISA A METODOLOGIA DE NATUREZA QUALITATIVA- DESCRITIVA POR MEIO DE ENTREVISTA REALIZADA ATRAV?S DA REDE SOCIAL WHATSAPP, RESPEITANDO OS PROTOCOLOS DE SA?DE MEDIANTE AS RECOMENDA??ES DA ORGANIZA??O MUNDIAL DE SA?DE (OMS). PARA COMPOR O CORPO REFERENCIAL DESTA PESQUISA, CHAMAMOS ? DISCUSS?O; MAX (1983); FREIRE (1996); TARDIF (2007;2010); LONGARZO (2016); SAVIANI (1996); FORMOSINHO (2009); ENTRE OUTROS, QUE FALAM A RESPEITO DOS SABERES NECESS?RIOS ? PROFISS?O DOCENTE, A RELA??O DE TRABALHO DESEMPENHADA PELO DOCENTE, BEM COMO REFLEX?ES QUE DESCREVEM MUDAN?AS DE DEFINI??ES DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DIVERSOS; AS CONDI??ES DE TRABALHO DOS PROFESSORES POR CONTA DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA, ETC. OS RESULTADOS APONTAM PARA CONSTANTES DIFICULDADES DE ADAPTA??ES NO FORMATO DE ENSINO REMOTO BEM COMO A PARTICIPA??O T?MIDA DAS INST?NCIAS DE GERENCIAMENTO DA EDUCA??O LOCAL.