AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TDIC’S, ESTÃO SENDO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, ONDE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BUSCARAM CONHECER E APRENDER SOBRE AS MAIS DIVERSAS FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIÁ-LOS DURANTE ESTE MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM ISSO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC’S COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO E TAMBÉM AVALIAR COMO ALGUMAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ/BRASIL. PARA TANTO FORAM REALIZADAS, NO PERÍODO DE DOIS MESES, NAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA, OBSERVAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS EDUCANDOS, SUAS INTERAÇÕES, CONSIDERAÇÕES E DÚVIDAS ACERCA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS. METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS FORAM UTILIZADAS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS ONDE OCORRERAM PELA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. FORAM REALIZADOS QUESTIONAMENTOS, VISANDO ESTIMULAR OS ALUNOS A INTERAGIREM, E TAMBÉM AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACERCA DOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA REMOTA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E TAMBÉM FAVORECERAM UMA MAIOR INTERAÇÃO DESSES SUJEITOS NAS AULAS REMOTAS, MESMO QUE EM INTENSIDADES DIFERENTES. COM ISSO AS TDIC’S, VEM SIM CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, COMO ABORDADO EM VÁRIOS OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS.