Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE TIDC’S COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80930
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1971
    "inscrito_id" => 6346
    "titulo" => "USO DE TIDC’S COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TDIC’S, ESTÃO SENDO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, ONDE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BUSCARAM CONHECER E APRENDER SOBRE AS MAIS DIVERSAS FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIÁ-LOS DURANTE ESTE MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM ISSO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC’S COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO E TAMBÉM AVALIAR COMO ALGUMAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ/BRASIL. PARA TANTO FORAM REALIZADAS, NO PERÍODO DE DOIS MESES, NAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA, OBSERVAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS EDUCANDOS, SUAS INTERAÇÕES, CONSIDERAÇÕES E DÚVIDAS ACERCA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS. METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS FORAM UTILIZADAS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS ONDE OCORRERAM PELA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. FORAM REALIZADOS QUESTIONAMENTOS, VISANDO ESTIMULAR OS ALUNOS A INTERAGIREM, E TAMBÉM AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACERCA DOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA REMOTA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E TAMBÉM FAVORECERAM UMA MAIOR INTERAÇÃO DESSES SUJEITOS NAS AULAS REMOTAS, MESMO QUE EM INTENSIDADES DIFERENTES. COM ISSO AS TDIC’S, VEM SIM CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, COMO ABORDADO EM VÁRIOS OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID6346_29092021132424.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANIA NUNES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "JORDANIA"
    "autor_email" => "jordaniakardoso@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL  DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80930
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1971
    "inscrito_id" => 6346
    "titulo" => "USO DE TIDC’S COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TDIC’S, ESTÃO SENDO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, ONDE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BUSCARAM CONHECER E APRENDER SOBRE AS MAIS DIVERSAS FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIÁ-LOS DURANTE ESTE MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM ISSO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC’S COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO E TAMBÉM AVALIAR COMO ALGUMAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ/BRASIL. PARA TANTO FORAM REALIZADAS, NO PERÍODO DE DOIS MESES, NAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA, OBSERVAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS EDUCANDOS, SUAS INTERAÇÕES, CONSIDERAÇÕES E DÚVIDAS ACERCA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS. METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS FORAM UTILIZADAS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS ONDE OCORRERAM PELA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. FORAM REALIZADOS QUESTIONAMENTOS, VISANDO ESTIMULAR OS ALUNOS A INTERAGIREM, E TAMBÉM AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACERCA DOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA REMOTA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E TAMBÉM FAVORECERAM UMA MAIOR INTERAÇÃO DESSES SUJEITOS NAS AULAS REMOTAS, MESMO QUE EM INTENSIDADES DIFERENTES. COM ISSO AS TDIC’S, VEM SIM CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, COMO ABORDADO EM VÁRIOS OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID6346_29092021132424.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANIA NUNES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "JORDANIA"
    "autor_email" => "jordaniakardoso@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL  DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TDIC’S, ESTÃO SENDO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, ONDE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BUSCARAM CONHECER E APRENDER SOBRE AS MAIS DIVERSAS FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIÁ-LOS DURANTE ESTE MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM ISSO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC’S COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO E TAMBÉM AVALIAR COMO ALGUMAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ/BRASIL. PARA TANTO FORAM REALIZADAS, NO PERÍODO DE DOIS MESES, NAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA, OBSERVAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS EDUCANDOS, SUAS INTERAÇÕES, CONSIDERAÇÕES E DÚVIDAS ACERCA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS. METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS FORAM UTILIZADAS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS ONDE OCORRERAM PELA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. FORAM REALIZADOS QUESTIONAMENTOS, VISANDO ESTIMULAR OS ALUNOS A INTERAGIREM, E TAMBÉM AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACERCA DOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA REMOTA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E TAMBÉM FAVORECERAM UMA MAIOR INTERAÇÃO DESSES SUJEITOS NAS AULAS REMOTAS, MESMO QUE EM INTENSIDADES DIFERENTES. COM ISSO AS TDIC’S, VEM SIM CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, COMO ABORDADO EM VÁRIOS OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.