A ABORDAGEM SOBRE OS ESTUDOS NO QUE SE REFERE A EDUCA??O AMBIENTAL TORNA-SE CADA DIA MAIS NECESS?RIA PARA A SOCIEDADE. ? IMPORTANTE SALIENTAR O VALOR HIST?RICO DESSAS QUEST?ES AMBIENTAIS NA ATUALIDADE, ESTAS QUE S?O REFLEXOS DA ANTIGUIDADE PELA PR?PRIA FORMA NA QUAL O TERRIT?RIO BRASILEIRO FOI OCUPADO. A PARTIR DE UMA AN?LISE GEOGR?FICA, ABORDAREMOS O ASSUNTO EMBASADO NAS LEIS E DOCUMENTOS NACIONAIS QUE ENVOLVEM A EDUCA??O AMBIENTAL (EA) E O ENSINO DE GEOGRAFIA, BUSCANDO UMA MAIOR COMPREENS?O E COMPARA??O DA DISCUSS?O SOBRE A EA NO ?MBITO ESCOLAR. O PRESENTE TRABALHO SE PROP?S A FAZER UMA AN?LISE DOS ASSUNTOS QUE TRATAM DA TEM?TICA NO LIVRO DID?TICO ?POR DENTRO DA GEOGRAFIA?, INDICADO PARA O 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E COMO S?O EXECUTADOS NA PR?TICA PEDAG?GICA DOCENTE ESSAS DISCUSS?ES. ADEMAIS, TENDO COMO BASE TE?RICA ARTIGOS DE AUTORES QUE CONTRIBUEM PARA A ?REA DE ESTUDO, FOI REALIZADA UMA S?NTESE METODOL?GICA, SENDO IDENTIFICADO ALGUNS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PRESENTES NA ABORDAGEM DA EDUCA??O AMBIENTAL NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. A PESQUISA FOMENTA A NECESSIDADE DE DISCUTIR, A PARTIR DE UMA VIS?O CR?TICA DOS CONTE?DOS EMPREGADOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, AS QUEST?ES AMBIENTAIS DE FORMA INTEGRADORA E PARTICIPATIVA DOS ALUNOS.