O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA, NA VISÃO DE UMA PROFESSORA QUE TRABALHA NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE PARNAÍBA, QUE COM A SUSPENSÃO DAS AULAS E A NECESSIDADE DO RETORNO DESTAS, DE FORMA REMOTA PRECISOU SE REINVENTAR E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA PROPORCIONAR UM ENSINO QUE GERE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS SEUS ALUNOS EM DUAS TURMAS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS QUAIS TEM EM MÉDIA 28 ALUNOS NA IDADE ENTRE 6 E 8 ANOS NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE PARNAÍBA. AQUI SERÃO APRESENTADOS ALGUNS RECURSOS UTILIZADOS QUE ALCANÇARAM OS OBJETIVOS ESPERADOS NO QUE DIZ RESPEITO À CONQUISTA DAS HABILIDADES NECESSÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS EM DISCUSSÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA É UM ESTUDO DESCRITIVO DA PRÁTICA DA PROFESSORA NO CONTEXTO ACIMA CITADO.