ESTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA, FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE POCINHOS - PB, ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO DE 2020, (ANTES DA PANDEMIA DO COVID 19), NUMA TURMA DO 4º E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. OS MESMOS FORAM FONTES DESTA PESQUISA. A MESMA SURGE COMO UMA ALTERNATIVA QUE VISA MINIMIZAR A DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO ÀS OPERAÇÕES ELEMENTARES DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO UM RECURSO HÁ MAIS, NESSA PERSPECTIVA, OS EDUCANDOS APRENDEM A ELABORAR ESTRATÉGIAS, HIPÓTESES E CONSTRUIR CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO E APLICAÇÃO DOS JOGOS, ADIVINHE A MULTIPLICAÇÃO E BATALHA DAS OPERAÇÕES, ALÉM DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS NOS MOSTRARAM, QUE A GRANDE MAIORIA DOS EDUCANDOS SE MOSTRARAM INTERESSADOS NA LUDICIDADE DOS JOGOS EM SALA DE AULA. DE FORMA GERAL OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS APESAR DAS DIFICULDADES QUE SABEMOS QUE EXISTEM NA UTILIZAÇÃO E INSERÇÃO DESSES RECURSOS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS, ENQUANTO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM ESPECIAL NAS OPERAÇÕES, O MESMO SE MOSTROU EFICAZ E SATISFATÓRIO NOS OBJETIVOS TRAÇADOS NO PLANEJAMENTO DA PESQUISA.