O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS PERSPECTIVAS DE DOIS FIL?SOFOS DA EDUCA??O: O VENEZUELANO SIM?N RODR?GUEZ E BRASILEIRO PAULO FREIRE. SEGUINDO A ENQUANTO T?NICA O HORIZONTE DA EDUCA??O POPULAR, REIVINDICADA POR AMBOS ENQUANTO OBJETIVO PEDAG?GICO CAMPO DE PR?XIS POL?TICA DE SUAS REFLEX?ES. ESTABELECENDO-SE UM PARALELO ENTRE SUAS TESES, TORNA-SE POSS?VEL UMA AN?LISE COMPARADA, AVALIANDO DISSID?NCIAS E COMPLEMENTARIEDADES DE SUAS REFLEX?ES. PARTINDO DE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA DE DUPLA NATUREZA, A SABER, AN?LISE L?GICO GRAMATICA E GEN?TICA DE SUAS TESES; COADUNANDO AS FORMAS ANAL?TICA E CONTINENTAL DE FAZER FILOSOFIA, ? POSS?VEL ESTABELECER UM S?LIDO EDIF?CIO CONCEITUAL QUANTO ?S SUAS OBRAS, POSSIBILITANDO EM MEIO ?S SUAS PARTICULARIDADES, A DEMONSTRA??O DO UN?SSONO EXISTENTE ENTRE OS DOIS AUTORES: A LIBERTA??O.