O PRESENTE ARTIGO DISCUTE ALGUMAS QUESTÕES ACERCA DO ENSINO DE LITERATURA AFRICANA APÓS A
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639, FAZENDO UMA ANÁLISE COM A IMAGEM FEMININA NA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA PÓS-COLONIALISMO COM O CONTO NGILINA, TU VAI MORRER DO AUTOR SULEIMAN CASSAMO E A
IMAGEM FEMININA QUE O AUTOR RETRATA, EM ESPECIAL NO CONTO, O MESMO RELATA O SOFRIMENTO, DOR, VIOLÊNCIA
E SUBMISSÃO DIANTE DA IMAGEM MASCULINA E A SAÍDA PARA O SOFRIMENTO DA PERSONAGEM. DIANTE DO TEMA
PROPOSTO OBJETIVOU UTILIZAR O FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE LEITURA LITERÁRIA, VISLUMBRANDO A LITERATURA
AFRICANA, COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR NO AMBIENTE EDUCACIONAL, A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS
SOCIAIS. O PRESENTE ESTUDO EMPREGA O MÉTODO DE ABORDAGEM DEDUTIVO, O MÉTODO DE PROCEDIMENTO
HISTÓRICO, ANALÍTICO, INTERPRETATIVO E REFLEXIVO, ALÉM DA TÉCNICA DE PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA ATINGIR
O DESLINDE DA TEMÁTICA PROPOSTA. DESTE MODO, INICIALMENTE, CONTEXTUALIZA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639
E UM BREVE PERCURSO HISTÓRICO. POR CONSEGUINTE, UMA ABORDAGEM SOBRE AS MÍDIAS SOCIAIS EM PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS EM ESPECÍFICO O FACEBOOK. EM CONCLUSÃO É ABORDADO A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA LITERÁRIA
HISTÓRICO SOCIAL: UMA ANALOGIA ENTRE O CONTO: NGILINA, TU VAI MORRER E A REALIDADE VIVENCIADA PELA MULHER
AFRO-BRASILEIRA.